Brasil,

5 mitos e verdades sobre o whey protein

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  In Press Porter Novelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

5 mitos e verdades sobre o whey protein

O whey protein se tornou um dos suplementos mais conhecidos dentro e fora das academias. Por se tratar da proteína do soro do leite — extraída durante o processo de fabricação do queijo, filtrada e seca —, é uma fonte animal desse nutriente essencial para o nosso organismo e, portanto, possui alto valor biológico. “Isso quer dizer que o whey protein fornece todos os aminoácidos necessários para o corpo construir e reparar tecidos e músculos”, explica o médico nutrólogo, Nataniel Viuniski, membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife.

Mas, ainda que seja famoso, muitas dúvidas pairam sobre o suplemento e seu consumo, que o especialista desvenda a seguir:

1. Whey protein pode substituir uma refeição.

MITO. Embora seja uma opção prática e rica em proteínas, o whey protein não deve ser usado para substituir refeições (café da manhã, almoço ou jantar). Isso porque ele oferece, essencialmente, proteínas — e não fornece os demais nutrientes que uma refeição equilibrada deve conter (fibras, vitaminas, minerais e gorduras boas).

Para substituir refeições de maneira prática, existem os shakes substitutos de refeição, como os das Herbalife, que possuem uma composição nutritiva e equilibrada, com proteína em quantidades adequadas, além de fibras e 23 vitaminas e minerais, que são formulados conforme as resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para substituir até duas refeições principais por dia.

Já o whey, pode ser incorporado como parte de um lanche ou de uma refeição leve, combinado ou não com frutas, oleaginosas ou cereais integrais.

2. Para obter melhores resultados no ganho muscular, o whey protein deve ser consumido depois do treino.

EM TERMOS. Ainda que estudos mostrem que o momento do consumo de whey protein — seja antes ou logo depois — possa fazer a diferença, os ganhos são modestos.

O fator mais determinante é atingir a ingestão diária ideal de proteína (entre 1,2 a 2 g/kg/dia para quem busca ganho de massa muscular, segundo o American College of Sports Medicine), que deve ser distribuída ao longo do dia de acordo com a frequência do treino. Portanto, dá para adequar o momento de consumo do suplemento com a sua rotina diária. “Mas sozinho o suplemento não faz milagres. Também é preciso praticar exercícios de força para que o organismo faça a sinalização da síntese nos músculos e use a proteína consumida como insumo para fazer os músculos crescerem, além de garantir hidratação e sono adequados”, explica o nutrólogo.

3. Mesmo quem não treina pode consumir esse suplemento.

VERDADE. O whey protein pode ser útil para pessoas que precisam aumentar a ingestão de proteínas no dia a dia — como idosos, vegetarianos, pessoas que utilizam os novos medicamentos para emagrecer e quer evitar a perda de massa magra ou mesmo quem tem uma rotina agitada e dificuldade em manter uma alimentação equilibrada. “Em caso de dúvidas ou em situações especiais, recomenda-se consumir o suplemento sob orientação de um especialista, que vai indicar a quantidade necessária para cada caso e para avaliar se há alguma restrição, como um quadro de intolerância à lactose”, orienta Viuniski.

4. Whey protein engorda.

MITO. O suplemento, por si só, não engorda, pois é uma fonte concentrada de proteína, em geral, com baixo teor de gorduras e carboidratos. “O que determina o ganho de peso corporal é a quantidade total de calorias da dieta — ou seja, quando se consome mais calorias do que se gasta ao longo do dia”, esclarece o nutrólogo.

5. O suplemento pode prejudicial aos rins.

MITO. Esse é um mito antigo, desmentido por diversos estudos, inclusive na revisão publicada no Journal of the American Society of Nephrology, que concluiu que dietas com maior ingestão de proteína não comprometem a função renal em indivíduos com rins saudáveis. Portanto, é seguro e pode ser parte de uma alimentação saudável.

Já pessoas com doença renal diagnosticada devem sim ter restrições na ingestão proteica. Daí a importância de ter orientação de um médico ou nutricionista nesses casos.

Os produtos da Herbalife não são destinados ao tratamento, prevenção ou cura de qualquer tipo de doença. A Herbalife apoia e incentiva a adoção de um estilo de vida ativo e saudável aliado ao uso adequado dos seus produtos. Para mais informações sobre os produtos Herbalife, consulte o catálogo ou acesse www.herbalife.com. Leia atentamente o rótulo antes de consumi-los.

Sobre a Herbalife Ltd.

A Herbalife (NYSE: HLF) é uma empresa, comunidade e plataforma líder em saúde e bem-estar que vem mudando a vida das pessoas com excelentes produtos de nutrição e uma oportunidade de negócios para seus distribuidores independentes desde 1980. A empresa oferece produtos de qualidade, respaldados pela ciência, para consumidores em mais de 90 mercados. Eles são comercializados por distribuidores independentes que oferecem acompanhamento personalizado e uma comunidade de apoio que inspira os clientes a adotarem um estilo de vida mais saudável e ativo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar