Brasil,

Gelado no frio? Saiba por que o sorvete é bem-vindo mesmo no inverno

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Júlia Vianna
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Gelado no frio? Saiba por que o sorvete é bem-vindo mesmo no inverno

Do alívio na garganta à liberação de dopamina, a sobremesa ganha novas funções e movimenta o mercado com receitas criativas

Quando a temperatura cai, é comum que bebidas quentes e sobremesas mais encorpadas dominem a preferência dos consumidores. Mas ao contrário do que muitos pensam, o sorvete também tem seu lugar garantido nos dias frios. Segundo especialistas e dados do setor, o consumo da sobremesa pode proporcionar novas experiências sensoriais e até contribuir para o bem-estar emocional.

Apesar da crença comum de que “o sorvete faz mal no frio”, a afirmação não faz sentido na prática, e trata-se somente de um preconceito antigo - “Criou-se uma ideia de que o sorvete poderia piorar resfriados ou dores de garganta, mas isso não acontece na prática. Temos diversos exemplos de que o consumo de sorvete e outros produtos gelados pode até aliviar os sintomas”, explica Mirko Stortini, químico e mestre gelatiere.

O italiano reforça ainda que essa ideia é decorrente de um entendimento antigo sobre produtos derivados de leite. O especialista é fundador da Gelato Academy, primeira escola italiana de gelatos do Brasil, e afirma que há muitos países com clima mais ameno que têm o sorvete como principal sobremesa.

“Se analisarmos os cinco países que mais consomem gelatos no mundo, veremos que muitos deles possuem temperaturas mais frias em relação ao Brasil, como Itália, Alemanha e Japão. Nesses países, mesmo no verão, as temperaturas são mais agradáveis e ainda assim a sobremesa é consumida”, completa.

Na Suíça, por exemplo, o consumo per capita chega a 14,4 litros por ano, enquanto no Brasil esse número é de apenas 4,7 litros anuais — com grande concentração nos meses de verão. Mas se o sorvete pode trazer benefícios mesmo no frio, por que essa queda de consumo nos meses de outono e inverno?

Para Carlos Ferreira, proprietário da Gelateria Damazônia, o paradigma de evitar tomar sorvetes no inverno, está sendo gradativamente quebrado. “Graças a qualidade dos gelatos e sorvetes artesanais, que utilizam em suas formulações ingredientes de alto padrão, como frutas, leite e creme de leite frescos”, aponta.

Do ponto de vista do mercado, a baixa temporada impulsiona a criatividade dos empreendedores. No caso da Gelateria Damazônia, Carlos aproveitou a ocasião para lançar sabores que mesclam elementos quentes e frios, com o ‘Affogato’, uma combinação de café expresso e gelato, e o ‘Megataus Casadinho’, que mistura bolo quente, calda de chocolate, frutas e o sorvete.

“O inverno é uma chance de inovar. Os clientes se mostram mais abertos a experimentar combinações ousadas e sabores diferentes. O clima mais frio também faz com que o sorvete derreta de forma mais lenta, o que permite que o paladar explore melhor estes sabores. É um momento de degustação mais refinado”, conta.

Para muitos consumidores, o contraste entre o quente e o gelado virou um verdadeiro ritual. A publicitária Andressa Fontes, de 35 anos, compartilha sua preferência: “No inverno, gosto de misturar sorvete com caldas quentes ou bolos caseiros. O contraste é delicioso e traz aconchego”, diz.

Já o estudante de gastronomia Henrique Souza, de 27 anos, opta por combinações com bebidas: “O sorvete com café forte é imbatível. A mistura é sofisticada e ao mesmo tempo simples”. Independente da preferência, é notável que o consumo da sobremesa cresceu mesmo em épocas mais frias.

Como reforça Ferreira, “Não existe estação certa para o prazer de saborear algo que nos faz bem. No inverno, o sorvete muda de papel: deixa de ser um refresco e vira um conforto”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar