Abelhas mais saudáveis ajudam a preservar o equilíbrio dos ecossistemas
Suplemento nutricional desenvolvido por empresa gaúcha contribui para manter colmeias ativas e garantir a polinização em períodos críticos da natureza
Quando o campo se cala no entre floradas, as abelhas enfrentam tempos difíceis. A escassez natural de néctar e pólen durante a entressafra de flores impacta diretamente a saúde desses polinizadores fundamentais para o equilíbrio ecológico. Para ajudar a enfrentar esse desafio, a empresa gaúcha Védera Nutrição Animal desenvolveu o Melero, um suplemento nutricional em pó voltado à manutenção da vitalidade das colmeias.
O Melero atua como uma ponte nutricional entre as floradas, garantindo energia e estímulo metabólico às abelhas, que mesmo consumindo o próprio mel, não conseguem suprir todas as exigências do organismo durante esse período. “A baixa oferta de nutrientes naturais reduz o metabolismo, fragiliza os enxames e compromete o papel das abelhas no processo de polinização”, explica Cesar Souza, diretor executivo da Védera.
Manter abelhas saudáveis não é apenas uma estratégia de manejo produtivo: é também uma ação ambiental essencial. Estima-se que mais de 70% das espécies de plantas cultivadas no mundo dependam da ação de polinizadores para prosperar. “Preservar a saúde das abelhas significa preservar cadeias inteiras de vida, do alimento ao solo”, reforça Souza.
O apicultor Alisson Paulinelli, dos Apiários Paulinelli (RS), usa o suplemento com suas 220 colmeias há dois anos e relata melhorias visíveis. “Na entressafra e também no final da primavera, noto que a postura das rainhas aumenta, e os enxames respondem muito bem. As abelhas continuam ativas, o que mantém o ciclo ecológico girando.” Já o professor Eduardo Ferreira, do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Santa Teresa, criador de abelhas sem ferrão, destaca a contribuição do Melero para evitar a queda de postura, mesmo nos períodos mais secos. “Conseguimos manter a saúde das colmeias num padrão semelhante ao da primavera, o que é raro nessa época. Isso impacta diretamente a continuidade da polinização.”
Abelhas fortes, natureza viva
Com mais de 2 milhões de colmeias em território nacional, o Brasil é um dos maiores produtores de mel do mundo. Mas para além da produção, o país tem o desafio de conservar sua rica biodiversidade, da qual as abelhas são peça-chave.
Soluções como o Melero mostram que é possível unir ciência, apicultura e conservação ambiental — mantendo colmeias ativas, ecossistemas em equilíbrio e a cadeia alimentar saudável, do campo ao prato.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>