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Dia Mundial do Leite: mais que uma trend, leite ganha mais espaço nas mesas, redes e saúde dos brasileiros

  • Terça, 03 Junho 2025 18:32
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Com aumento de 252 milhões de litros em 2024, consumo de leite vai além de modismo e representa escolha nutricionalmente relevante, economicamente acessível e alinhada ao bem-estar da população

Nos últimos anos, o leite ganhou novo protagonismo na alimentação dos brasileiros, fortalecendo sua presença nas mesas e nos encontros sociais. Impulsionado por fatores socioeconômicos, culturais e nutricionais, o leite tem reconquistado espaço e relevância. E esse movimento vai além das redes sociais — ele também se reflete no comportamento de consumo e nas tendências de mercado do alimento mais consumido no planeta e que é celebrado todos os anos no dia 1o de junho, no que se convencionou chamar Dia Mundial do Leite,

Segundo o Relatório Anual da Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida ABLV (2024) publicado em 2025, o segmento de leite UHT, o famoso “leite de caixinha” — presente em mais de 90% dos lares brasileiros — segue em trajetória de crescimento, com um aumento de 252 milhões de litros em 2024, consolidando uma recuperação sólida após a pandemia.

Além disso, o aumento da produção de leite inspecionado e o estímulo ao consumo contribuíram para esse cenário positivo, refletindo um maior interesse pelo leite não só nas conversas, mas também nas prateleiras e nas mesas dos brasileiros.

Paralelamente, há uma percepção crescente nas redes sociais de que o leite UHT se tornou novamente um item ‘cool’ — ou, como os jovens dizem, está no 'hype', ou seja, em alta, em evidência, na moda, associado a tendências de comportamento e estilo de vida. As festas matinais — que viralizaram no TikTok e no Instagram — são um exemplo desse resgate de hábitos, onde o leite aparece como protagonista nas mesas, seja em receitas, bebidas ou simplesmente no tradicional café com leite.

Mas a pergunta que fica é: esse retorno do leite é só uma moda ou realmente faz sentido para a saúde?

A resposta dos especialistas é clara. Mais do que uma tendência, o leite de caixinha entrega valor nutricional de forma acessível, prática e democrática.

“Com o estilo de vida acelerado, muitas pessoas buscam soluções que se encaixem em suas rotinas. Então, o leite UHT voltou a estar no radar do consumidor, seja pela praticidade, pela versatilidade ou, principalmente, pelo custo-benefício. É um alimento completo, acessível e que entrega nutrientes fundamentais, como proteínas, cálcio e vitaminas, que fazem a diferença na saúde em todas as fases da vida”, explica a nutricionista Lara Natacci, pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP).

O leite pode ser consumido em diversas formas: puro, em smoothies, cafés, ou como ingrediente na preparação de receitas rápidas. Essa facilidade de uso tem incentivado o aumento do consumo em momentos distintos do dia, incluindo o café da manhã e até mesmo festas e encontros.

Esse movimento também reflete um cenário mais amplo de transformação no comportamento dos consumidores. A busca por saudabilidade, bem-estar e escolhas mais conscientes nunca esteve tão em evidência. Segundo o relatório Top Global Consumer Trends 2025 da Euromonitor Internacional, 52% dos consumidores acreditam que estarão mais saudáveis nos próximos cinco anos do que estão agora — um dado que mostra como as pessoas estão mais engajadas em construir uma rotina alimentar equilibrada, priorizando alimentos que contribuam efetivamente para sua saúde.

“Essa mudança de percepção é um reflexo dessa busca por opções saudáveis e práticas que se adequem ao estilo de vida dinâmico dos jovens adultos. E em tempos em que tanto se fala sobre alimentação saudável, é essencial reforçar que o leite UHT é um alimento sem conservantes, seguro e altamente nutritivo.

Além da busca por praticidade e saudabilidade, outro movimento que ganha cada vez mais força e dialoga diretamente com esse cenário é a crescente procura por alimentos ricos em proteína. Segundo o 2025 Trend Report, da TrendHunter, impulsionados pelos holofotes das redes sociais e pela disseminação dos benefícios da proteína, os consumidores estão em busca de formas simples e saborosas de atender às suas necessidades nutricionais. Isso se reflete no crescimento acelerado da categoria de produtos proteicos, que oferecem versatilidade e se encaixam facilmente em estilos de vida ativos, de bem-estar e autocuidado. O Relatório de Tendências de alimentos e bebidas da Mintel (2025), reforça essa tendência, mostrando que 83% dos brasileiros priorizam alimentos que proporcionem maior sensação de saciedade — um desejo que se conecta diretamente com a função das proteínas na alimentação.

“Quando falamos de alimentos proteicos, o leite merece um destaque especial. Ele é uma fonte natural de proteínas de alto valor biológico, combinando caseína e whey protein, que são importantes na construção e manutenção da massa muscular. As proteínas, junto com as gorduras naturalmente presentes no leite, ajudam a promover uma maior sensação de saciedade, auxiliando no controle do apetite e na composição corporal. Por isso, é uma escolha muito interessante tanto para quem busca mais saúde no dia a dia quanto para quem tem objetivos específicos como controle de peso ou melhora da performance física”, explica a nutricionista Lara Natacci.

Alguns Mitos e Verdades sobre o Leite:

Mito 1: "Leite causa inflamação no corpo."

Verdade: Não existem até o momento evidências científicas de que o leite ou seus derivados sejam alimentos “inflamatórios”. Pelo contrário. Diversos trabalhos indicam que a ingestão de laticínios pode melhorar a inflamação em adultos.

Fonte: Consenso Publicado pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) e pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) trazem diversas referências científicas robustas e atuais que destacam os benefícios associados ao consumo do leite, incluindo a atividade anti-inflamatória

https://abran.org.br/publicacoes/posicionamento/consenso-leite

Harvard School of Public Health (2022) concluiu que não há evidência suficiente para associar o leite à inflamação em pessoas saudáveis.

https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/food-features/dairy/

Mito 2: "A maioria dos adultos não deve tomar leite."

Verdade: O leite de vaca não apenas é próprio para o consumo humano, que adquiriu esse hábito devido sua capacidade evolutiva e adaptativa, como também se configura em fonte relevante de proteínas, vitaminas e, especialmente, como o principal alimento-fonte de cálcio.

Fonte: FAO (2023) destaca que o leite é um dos alimentos mais completos para idosos e ajuda a prevenir a osteoporose.

https://www.fao.org/3/cb4474en/cb4474en.pdf

Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia e da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição sobre o consumo de leite de vaca pelo ser humano

https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/food-features/dairy/

Esses dados e resultados de estudos científicos refletem não apenas o consumo, mas também a crescente conscientização sobre os benefícios do leite e a sua versatilidade na dieta dos brasileiros. A ABLV continua a monitorar e divulgar pesquisas que ajudam a entender melhor o comportamento do consumidor em relação ao leite e seus derivados.

No Dia Mundial do Leite, a mensagem é clara: seja no copo, no prato ou nas redes sociais, o leite está — e merece estar — em alta.

*Sobre a ABLV*

Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida é uma entidade sem fins lucrativos, de atuação nacional, que tem por objetivo desenvolver, preservar e valorizar o leite e seus derivados longa vida, bem como adotar normas e procedimentos positivos para o mercado.

*Sobre o Movimento a Vida Pede Leite*

A VIDA PEDE LEITE é um movimento que tem o objetivo de empoderar os consumidores com informação sobre o leite de vaca, seus benefícios nutricionais, composição, funcionalidades, para que todos possam fazer sua escolhas.


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