SEGS Portal Nacional

Demais

De quem é a marca “bebê reborn”?

  • Quarta, 28 Mai 2025 18:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maurílio Goeldner
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito das fotos: Valter Campanato/Agência Brasil

No INPI há pelo menos 16 pedidos de registro do termo; especialista explica se é possível ter exclusividade sobre a expressão

Nas últimas semanas, a expressão “bebê reborn” invadiu as redes sociais e se tornou um dos assuntos mais buscados na internet. Com bonecas hiper-realistas que imitam bebês recém-nascidos emocionando (e intrigando) o público, aumentaram também as dúvidas sobre o uso do termo. Afinal, alguém é dono da marca “bebê reborn”? Usar esse nome pode representar algum risco jurídico?

“Uma empresa tentou registrar a marca ‘bebê reborn’ em 2020, mas não conseguiu. O INPI negou o pedido, alegando que a expressão era muito genérica e, por isso, não era registrável”, explica Leonardo Almeida, sócio da Avance Propriedade Intelectual.

O INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – é o órgão federal responsável por conceder o registro de marcas e patentes no Brasil.

“Para uma empresa usar uma marca de forma exclusiva, ela deve fazer o registro dessa marca no INPI, órgão federal responsável no Brasil”, acrescenta Almeida.

O termo pode ser usado por qualquer pessoa?

Por ser considerado genérico, “bebê reborn” não pode ser registrado sozinho, o que torna seu uso livre por parte de empresas, empreendedores ou criadores de conteúdo.

Ainda assim, existe uma brecha para quem deseja proteger sua marca ao redor desse nome. Algumas empresas têm recorrido à estratégia de associar o termo “bebê reborn” a outros elementos distintivos, como o nome da empresa ou de um produto específico.

“A expressão ‘bebê reborn’ não pode ser registrada sozinha por ser considerada muito genérica, mas outras empresas já solicitaram registro de outros produtos e serviços incluindo o nome da sua empresa juntamente com a expressão ‘bebê reborn’”, completa Leonardo Almeida.

De acordo com levantamento feito junto ao banco de dados do INPI, 16 pedidos de registro de marca com o termo “bebê reborn” já foram protocolados. Desses, 3 foram deferidos, 6 estão em análise e 7 foram arquivados ou indeferidos – inclusive um curioso pedido de registro da marca “Maternidade Bebê Reborn”.

Oportunidades e riscos para empreendedores

O cenário atual permite que qualquer pessoa utilize o termo “bebê reborn” para descrever seus produtos ou serviços. No entanto, essa liberdade também traz desafios: como o nome não é exclusivo, é mais difícil proteger uma identidade comercial apenas com ele.

Por isso, especialistas recomendam que marcas busquem criar diferenciais e registrar nomes compostos, que realmente se destaquem no mercado e garantam proteção jurídica.

Sobre a Avance Propriedade Intelectual

A Avance Propriedade Intelectual é um escritório especializado na proteção de ativos intangíveis. Atua nas áreas de registro de marcas, patentes, desenhos industriais, direitos autorais, softwares e monitoramento de uso indevido. Com foco em excelência técnica e atendimento personalizado, a Avance combina experiência jurídica e recursos tecnológicos para oferecer soluções seguras e eficientes em propriedade intelectual. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Dez 03, 2025 Demais

Os sabores pelo mundo: o que diferentes países comem…

Dez 03, 2025 Demais

Como lidar com conflitos familiares no Natal? Terapeuta…

Dez 03, 2025 Demais

Closets sob ameaça: como o mofo virou pauta no alto…

Dez 03, 2025 Demais

Adolescentes devem fazer musculação? A ciência diz que…

Dez 03, 2025 Demais

Energia limpa abastece 88% das unidades do Sabin

Dez 03, 2025 Demais

O-I Glass lidera a revolução da embalagem que une…

Dez 03, 2025 Demais

12 livros para presentear nas festas natalinas

Dez 03, 2025 Demais

5 lições para quem deseja fortalecer a espiritualidade…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version