SEGS Portal Nacional

Demais

Olympikus e Box 1824 se unem e lançam o maior estudo já realizado sobre a cultura da corrida no Brasil

  • Quarta, 29 Janeiro 2025 18:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Schwartz
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito Joana Baumgarten

A modalidade esportiva, que ganha mais força a cada ano, reúne hoje cerca de 13 milhões de brasileiros que entendem que a prática é benéfica para as saúdes física e mental

Abrindo o ano de comemoração dos seus 50 anos, a Olympikus se une à Box 1824, uma consultoria estratégica orientada pelo comportamento e referência no segmento, para deixar um legado ao esporte nacional com o maior estudo já realizado sobre a cultura da corrida no Brasil, intitulado “Por dentro do Corre”. O esporte, que por muitos anos foi considerado de nicho, hoje é o quarto mais praticado no país, quase equivalente ao futebol, e reúne cerca de 13 milhões de brasileiros.

“A Olympikus chega aos seus 50 anos no melhor momento da marca, época que colhe os resultados de um forte trabalho de reposicionamento e investimento em tecnologia de produtos, que nos levou à construção da Família Corre, uma linha de tênis com melhor custo-benefício do mercado. E, para celebrar, vamos realizar 50 corridas. Porém, entendemos que também existe espaço para o conhecimento. Por isso, nos unimos à Box 1824, uma empresa que a gente respeita e admira e que nos ilumina na busca de novos rumos: dar para o Brasil a maior e mais completa pesquisa já feita sobre os corredores brasileiros. Um conteúdo completo sobre esse esporte que está mudando a vida das pessoas, trazendo mais saúde e mudando os seus estilos de vida”, conta Márcio Callage, diretor de marketing da Olympikus.

Ao longo de quatro meses, a Box 1824 realizou um estudo que combinou etapas qualitativas e quantitativas para desvendar os hábitos e os significados por trás da corrida no Brasil. A pesquisa começou com a "invasão de cenários", com cinco dias de observação e 100 entrevistas em locais de prática de corrida em São Paulo e no Rio de Janeiro, seguida por entrevistas individuais com 16 betas em corrida, aprofundando temas como motivações, rotina e evolução. Também foi realizada uma análise sócio-histórica e semiótica para mapear os códigos culturais da modalidade no país. Com esses aprendizados, a fase quantitativa envolveu 2.000 entrevistas online com corredores de todas as regiões de diversas classes sociais e etnias, garantindo uma visão abrangente sobre a cultura da corrida.

"Nosso estudo é um marco para entender a cultura da corrida no Brasil e valorizar as histórias que impulsionam milhões de brasileiros a praticarem esse esporte. Mergulhamos profundamente nos hábitos, nas emoções e nas experiências de corredores de todas as regiões do país para compreender o que está por trás da prática, qual é o seu verdadeiro significado e o porquê vem influenciando a cultura brasileira de uma forma tão potente. Mais que um esporte, a corrida é um processo de transformação. Essa pesquisa, em parceria com a Olympikus, não apenas explora dados, mas conta histórias que emocionam, celebrando a diversidade dos corredores e deixando um legado para o esporte nacional", afirma Luísa Bettio, Diretora Executiva de Estratégia da Box 1824.

Desmistificando o esporte, 64% dos entrevistados concordam que não tem jeito certo de correr e que cada pessoa tem seu estilo próprio. O efeito TikTok, os esportistas do lockdown, que encontraram na modalidade uma forma de se exercitar durante a pandemia, por se tratar de um esporte a princípio, individual, e o coolness da saúde são grandes incentivadores dessa multiplicidade de corredores que existe hoje no país.

E quem são esses corredores?

A maioria deles está na região Sudeste do país (51%), seguido das regiões Nordeste (20%), Sul (15%), Norte e Centro-Oeste, ambas com 7%. Ao todo, 58% se identificam como homens e 42% como mulheres, sendo que 47% são autodeclarados brancos, 37% são pardos, 11% ão negros, 2% são amarelos e 1% são indígenas. Nas classes sociais, existem mais corredores na B (49%), seguidos da C (36%) e da A (15%). E, na faixa etária, os mais experientes com 45+ anos compõem 42% dos corredores brasileiros. Entre 25 e 45 anos, a faixa cresce para 46%. Na geração Z, os corredores entre 18 e 24 anos representam 12% dos adeptos à modalidade.

Quando analisamos o recorte das mulheres na corrida, 56% começaram a praticar há menos de um ano, em contraste com os 38% dos homens que iniciaram no mesmo período. As mulheres estão transformando a corrida não apenas como corredoras, mas como olham para o esporte de forma mais leve, para além da performance.

O pace, a excelência e a superação, não são o foco de todos os corredores: tem quem busque pequenas distâncias, tem quem queira apenas se divertir. O estudo aponta que 84% dos adeptos à corrida estão satisfeitos com as distâncias que percorrem hoje em dia, sendo 9,2km a média de distância semanal. Apenas 23% dos corredores participam de provas e competições.

O significado da corrida

Correr faz parte do imaginário que o brasileiro tem sobre si mesmo. Entre tantos significados, a corrida é palco de milhares de memórias compartilhadas que ilustram os altos e baixos da vida. A partir das memórias mais marcantes relatadas pelos entrevistados, o estudo foi decodificado em dois eixos que organizam as principais representações dos brasileiros em relação à corrida, o individual e o coletivo.

O primeiro território explorado traz o lado do prazer como principal sentimento. Afinal, a corrida carrega também um lado lúdico e prazeroso relacionado à infância e que é lembrado com carinho pelo resto da vida. Isso é notado quando 42% dos entrevistados dizem se sentir mais felizes depois de correr, ultrapassando o sentimento de cansaço pós-treino (26%). Já o segundo território explora a dor, que a mentalidade do no pain, no gain, da performance e da superação dos desafios físicos e mentais, proporcionam. Sempre superar os limites do corpo é o principal objetivo da corrida para 66% dos entrevistados.

Depois do prazer e da dor, vem o sentimento de se redescobrir e isso é explorado no terceiro território, quando 80% dos entrevistados dizem considerar a corrida como uma forma de redescobrir o próprio corpo. E, por fim, a realização máxima, o sentimento de pertencimento e de se abrir para o novo, sendo considerado um ótimo momento para fazer novos amigos e conhecer pessoas para metade dos entrevistados.

Correr transforma

O principal motivador para o corredor brasileiro é a disciplina e o principal benefício é a realização. De acordo com a pesquisa, 83% dos praticantes correm para cuidar da saúde como um todo, física e mental. Além disso, 77% acreditam que a corrida é mais do que um esporte, é um estilo de vida.

Para o brasileiro, a corrida é a modalidade mais personalizável e a pesquisa elenca os acessórios mais importantes para práticas esportivas: fone de ouvido, squeeze, shorts com bolso, relógio marca pace, boné ou viseira, óculos de sol, pochete ou braçadeira e a suplementação, estão entre os destaques.

O estudo “Por dentro do Corre” traz ainda mais detalhes e recortes sobre a cultura do esporte e dos hábitos de quem o pratica. O material completo está disponível no site https://www.olympikus.com.br/por-dentro-do-corre, em formato de e-book e com acesso gratuito para todos.

Para saber mais sobre as novidades da Olympikus e da Box 1824, acesse: @olympikus e @box1824, respectivamente, nas redes sociais.

Sobre a Olympikus - A Olympikus é a maior marca esportiva do Brasil e, desde 1975, vem construindo uma longa relação com o esporte brasileiro, por meio de ações sólidas e duradouras. A marca acredita e investe no esporte, buscando inovação e alta performance, por meio do seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia. Hoje está presente em toda a América do Sul e em mais de 12 mil pontos de venda no Brasil.

Sobre a Vulcabras - A Vulcabras (VULC3) é uma empresa 100% brasileira que após 70 anos de história marca sua presença no mercado como uma sportech global, aliando esporte e tecnologia para alcançar a alta performance no esporte. Além de desenvolver soluções tecnológicas disruptivas, a empresa é a maior gestora de marcas de artigos esportivos do País e maior produtora de calçados esportivos do Brasil, tendo em seu portfólio as marcas Mizuno, Olympikus e Under Armour. Fundada em 1952 com sede em Jundiaí (SP), possui mais de 18 mil colaboradores divididos em cinco unidades: nas duas plantas fabris localizadas em Horizonte (CE) e Itapetinga (BA); no centro administrativo em Jundiaí (SP), no Centro de Distribuição em Extrema (MG) e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento localizado em Parobé (RS). No exterior, a Vulcabras marca presença em mais de 20 países, com atuação robusta principalmente na América Latina, onde conta com 46 lojas exclusivas no Peru e Chile. Suas marcas levam tecnologia e inovação para todo perfil de atleta, de todos os locais, de todos os bolsos, e de todas as performances. Prazer, nós somos a Vulcabras, e vivemos para o esporte.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version