Paris 2024 lança um novo padrão de sustentabilidade para os Jogos Olímpicos
Nicolas Briquet via Getty Images
De acordo com Gustavo Loiola, a construção de estruturas temporárias eficientes em termos energéticos e a utilização de materiais mais limpos merecem destaque nas ações de sustentabilidade desta edição dos Jogos Olímpicos
As Olimpíadas de 2024 marcam um ponto de virada na história dos Jogos Olímpicos, com a sustentabilidade sendo o pilar central da estratégia desde o início. Ao contrário de edições anteriores, Paris se destaca ao priorizar a mitigação dos impactos ambientais desde o início de sua organização, estabelecendo novos padrões para eventos esportivos globais.
De acordo com Gustavo Loiola, especialista em sustentabilidade e ESG, um dos pontos mais inovadores foi a construção de estruturas temporárias eficientes em termos energéticos e a utilização de materiais mais limpos. “Essas estruturas temporárias são benéficas pois não se tornam 'elefantes brancos', ou seja, grandes instalações com pouca ou nenhuma utilidade após os jogos”, explica. “Além disso, a Vila Olímpica foi projetada para reduzir o consumo de energia, demonstrando um compromisso com práticas de construção sustentáveis que podem ser replicadas em futuras edições dos jogos”, diz.
A despoluição do Rio Sena é outro grande exemplo do legado ambiental dos Jogos Olímpicos de Paris. “Apesar do aumento inesperado do volume de chuvas que adiou algumas competições, o esforço de limpar o rio não deve ser desmerecido. Pelo contrário, a decisão de priorizar a sustentabilidade desde a concepção dos jogos até sua execução estabelece um novo padrão que merece ser celebrado e reconhecido”, afirma.
O especialista destaca ainda que esta edição das Olimpíadas é a prova de que é possível organizar um evento de grande escala com foco central na sustentabilidade. “Este exemplo deve servir de inspiração e estabelecer um precedente para todas as futuras cidades-sede dos Jogos Olímpicos”, reforça.
Para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, espera-se que a sustentabilidade seja não apenas um foco, mas um compromisso inegociável. “Precisamos considerar todas as dimensões das mudanças climáticas e suas interconexões, não apenas em épocas de eventos internacionais, mas como uma prática contínua e essencial para o nosso futuro coletivo”, complementa Gustavo Loiola.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário