SEGS Portal Nacional

Demais

Você acredita em Pesquisa de Clima?

  • Terça, 28 Mai 2024 18:14
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Luz
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Literare Books/ Pixabay

Armando Bordallo (*)

A todo momento, a mídia especializada publica notícias sobre empresas que obtiveram um grau de certificação que as tornaria reconhecidas como um excelente lugar para trabalhar. Algumas consultorias se estabeleceram no mercado com o intuito específico de medir o grau de satisfação de funcionários nas empresas em que trabalham.

Aqui vale ressaltar que a validade desse trabalho depende muito de como e com que intenção a empresa utiliza seus dados e de como o mercado o vê. Confesso que tenho muitas dúvidas a esse respeito. Muitas empresas utilizam mecanismos interessantes de mapear os diversos aspectos da prática de gestão de recursos humanos em uma organização. Fornecem informações valiosas para a estratégia de recursos humanos; indicam os temas mais sensíveis e dignos de maior atenção; informam sobre aqueles cuja prática não está indo muito bem e precisam melhorar; indicam os que estão em melhor situação e devem ser preservados; direcionam os caminhos e fornecem sinais. Mas para isso, utilizam-se de índices para cada área de atuação, tais como: gestão, remuneração, comunicação etc. Ao final, apresentam o índice geral de satisfação, o famoso clima organizacional, e aqui começa o problema.

Não há problema com o fornecimento do índice, que faz parte do trabalho e é útil, se utilizado da forma correta, ao permitir que a empresa se compare com ela mesma ao longo do tempo. Pelo menos é assim que eu considero a validade da metodologia. O problema vem quando esse índice é utilizado para fornecer uma espécie de “certificação” de que aquela empresa é um bom lugar para se trabalhar ou não. Isso acontece e parece ter se tornado a prática mais comum do mercado. Empresas se tornam ávidas por essa certificação com objetivos mercadológicos de diversos matizes, a exemplo de: estratégia de recrutamento, estratégia mercadológica frente a potenciais investidores e por aí vai. Nada mais ilusório e de avaliação relativa.

Empresas possuem áreas de atuação, perfil socioeconômico do conjunto de pessoas que lá trabalham e “momentum“ muito diferentes. E esses aspectos tornam a comparação e o enquadramento em determinada certificação (para efeito comparativo) absolutamente inúteis, de nenhum proveito real, a não ser o mercadológico.

Convido a todos no sentido de não se deixarem iludir facilmente por esses insights mercadológicos. Exerça de forma criteriosa seu senso crítico e analítico sobre tudo que chega até você. Importe-se mais com o que sente e menos com as mensagens que chegam até você. É possível que, mesmo em um ambiente considerado adverso, se sinta bem e realizado em todos os momentos da sua carreira. É bastante possível transformar um trabalho não tão agradável e desafiador em algo bom, perfeitamente possível. Depende do seu nível de aceitação da realidade do momento e auto desafio. Da mesma forma, líderes não deveriam se sentir tão culpados ou orgulhosos com uma determinada situação de certificação. Lembre-se de que toda situação é transitória, pode mudar a qualquer momento. No mundo de constantes mudanças em que vivemos, o que mais importa, na minha visão, é o propósito empresarial cada vez mais digno, desafiador e claro, congregando pessoas que se identifiquem com ele.

(*) Armando Bordallo - economista, consultor e autor do livro "Eu odeio funcionário!"


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 23, 2025 Demais

O passado desafia a ciência

Dez 23, 2025 Demais

5 amarrações de biquíni cortininha para transformar o…

Dez 23, 2025 Demais

Mudança de rotina no fim do ano pode aumentar ansiedade…

Dez 23, 2025 Demais

Hora de dormir: como o ar-condicionado pode melhorar a…

Dez 23, 2025 Demais

Samsung vai revelar visão de AI construída com Google…

Dez 23, 2025 Demais

Presentes de casamento têm alta de 6,6% e atingem…

Dez 23, 2025 Demais

Oito estratégia para transformar as resoluções fitness…

Dez 23, 2025 Demais

Itens domésticos podem representar risco quando…

Dez 23, 2025 Demais

Dicas de especialistas sobre apostas responsáveis para…

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version