Card explica como é possível ter energia limpa em condomínios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalie
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Card explica como é possível ter energia limpa em condomínios

Empresa conta quais passos seguir para conseguir ter energia sustentável em prédios

Muitas pessoas moram em condomínios e deixam de ter energia limpa pensando que não podem ter ou que será um processo muito burocrático. Bruno Coelho Gomes, diretor de novos negócios da Card, conta que qualquer local, seja ele empresa ou residência, pode aderir à energia limpa.

As administradoras de condomínios podem aderir a energia limpa, porém somente nas áreas comuns. “As administradoras, ganham uma economia na conta de luz e conseguem incentivar a consciência ambiental nos moradores. Quando os recursos internos são usados de maneira adequada é possível reduzir o desperdício, aumentar a eficiência e ter dinheiro em caixa para a realização de outras melhorias para todos os moradores, fora a valorização que o prédio ganha”, informa Bruno.

Para acontecer a instalação é preciso que seja realizado um estudo no local de incidência de raios solares, principalmente na região onde a administradora pretende instalar as placas de captação da luz do sol e conversão em energia. E a precificação varia muito dependendo do local, tamanho das placas e da necessidade do consumidor que pode ser reduzir ou quase zerar a conta de luz.

Tipos de placas solares:

As administradoras e moradores terão duas modalidades de placas de energia solar. “A térmica que é a mais conhecida e com custo mais barato. Ela faz a captação do calor do sol para aquecer a água ou fornecer o gás, de acordo com a preferência de quem fez a instalação. Alternativa assertiva para quem deseja ter água quente, sem precisar de chuveiro elétrico”, exemplifica.

A segunda opção é a energia fotovoltaica. “Por meio desse sistema, é possível abastecer totalmente as luzes e equipamentos eletrônicos de um imóvel sem o uso de energia elétrica”, explica Gomes.

Moradores podem instalar energia limpa de maneira independente

Quem mora em prédio pode fazer adesão individual da energia sustentável em seu apartamento tendo os descontos que oferecidos são por instalação. “Quanto para a administradora tanto aos moradores o desconto é concedido apenas sobre o valor dos gastos com energia, não se aplica a taxas, tarifas e/ou impostos. Os descontos acumulados no ano podem chegar até ao valor equivalente a uma conta”, diz e continua. “O cliente terá pelo menos o equivalente a uma conta grátis no ano, ou seja, se ele cadastrar uma conta de duzentos reais (média mês), ao longo de 12 meses, o somatório dos descontos mensais totalizará o mínimo de duzentos reais”, aponta.

Bruno ainda conta mais benefícios de se aderir a energia fotovoltaica. “Ela é limpa e possui uma fonte renovável, o sol. Ou seja, a sua geração não emite gases efeito estufa para a atmosfera. Dessa forma, contribuímos para um desenvolvimento sustentável, alinhado com os objetivos da ONU, e garantimos um futuro mais consciente. Ao contratar energia limpa, o cliente garante um desconto na sua conta e contribui para um mundo mais limpo e sustentável”, reforça.

Alta duração, se instalado com uma empresa de confiança

A instalação sendo feita com uma empresa confiável e com placas de alta qualidade o sistema de energia sustentável pode durar anos. “A durabilidade varia de 35 a 40 anos. É um investimento de longo prazo”, afirma.

Funciona mesmo em dias nublados

A energia solar ainda funciona em dias nublados ou em estações do ano onde os dias são mais curtos. “Os painéis conseguem gerar energia elétrica. Assim, enquanto houver sol, a energia solar fotovoltaica estará acessível”, garante.

Compensação na conta em picos de geração de energia limpa

Em períodos de grande geração de energia limpa, caso o condomínio não consuma toda a energia gerada, é possível distribuir o excedente para a rede e ser compensado na fatura mensal. “Isso significa que, nesses momentos, o condomínio fornece energia e é remunerado por isso. Além disso, nos períodos de maior consumo de energia, o valor da fatura não sofre aumento”, reforça.

Em casos de mudança, o que acontece?

O morador caso more de aluguel e tenha instalado por conta própria as placas sem apoio do proprietário pode desmontar os sistema de painéis solares e instalar em seu novo lar. “É possível levar também o inversor e até mesmo algumas partes do sistema de montagem e reutilizá-los quando for preciso mudar de residência”, conta.

Regras na lei para instalação de placas solares
A Lei 14.300/2022 de geração de energia elétrica trouxe mudanças para quem deseja instalar um sistema fotovoltaico ou já faz a geração da própria energia, uma das principais normas se refere ao pagamento de uma taxa que altera a forma como a conta de luz é composta. Por esse motivo, ela é conhecida como lei da “taxação do sol”.
Quem adquirir um sistema fotovoltaico a partir de 2023 passará a pagar pelo uso da infraestrutura que a distribuidora de energia disponibiliza nos períodos nos quais não há geração simultânea.
Os sistemas de micro e minigeradores já instalados continuarão isentos das tarifas por distribuição até 2045. A regra também é válida para quem fez a instalação e protocolou o sistema antes da vigoração da Lei, em 6 de janeiro de 2023.
A TUSD (Tarifa de Uso dos Sistemas de Distribuição) está relacionada ao valor que os consumidores pagam mensalmente devido ao uso de energia elétrica do sistema de distribuição de energia. Essa tarifa é dividida entre Fio A, ou seja, os custos de subestação e integração nacional, e Fio B.
O Fio B, por sua vez, é o valor que o consumidor paga referente às linhas de transmissão da distribuidora até a residência. Ou seja, tem relação com o custo dos serviços prestados pela distribuidora de energia. O valor dessa taxa varia conforme a região do país.
A simultaneidade acontece quando os painéis fotovoltaicos estão gerando a energia que está sendo consumida imediatamente pelo imóvel. Assim, nos períodos em que isso não ocorre, será necessário pagar uma taxa relacionada ao Fio B. Isto é, nos momentos em que o usuário precisar usar a rede da distribuidora e fazer uso de sua estrutura. Até a Lei, o Fio B era isento.
Card no mercado de energia sustentável

A Card, empresa brasileira que oferece opções de pagamentos e recargas de celular, sempre buscando novos negócios e aumentando seu portfólio de produtos. Oferece para os
estabelecimentos conveniados em Minas Gerais revenda de energia solar.

Isso se deve a uma parceria da CARD com a Evolua Energia firmada recentemente. O benefício visa trazer economia aos usuários e expandir o uso da fonte renovável. O usuário final não precisará investir nas instalações das placas para ter a energia limpa, que terá o recurso vindo da Evolua e CARD.

“Essa parceria veio ao encontro dos valores da CARD. Sempre buscamos alternativas que impactem de forma positiva no meio ambiente e que possam ajudar financeiramente nosso cliente. Levar energia sustentável a cada vez mais pessoas é uma das soluções que encontramos e já estamos vendo os primeiros resultados. O Brasil ainda é muito dependente da energia hídrica, mas há um cinturão solar no país excelente para a produção desse tipo de energia”, revela Bruno.

Sobre a CARD

A CARD está há mais de 20 anos no mercado. Atua em parceria com diversas empresas de todo o País com a missão de proporcionar as melhores soluções de Telecom, pagamentos, recargas e outros serviços.