Brasil,

Programa Pellet Zero: boas práticas para prevenir a dispersão de pellets no meio ambiente

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Inês Cardoso
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Unipac, empresa do Grupo Jacto, segue comprometida com a preservação ambiental e ações sustentáveis

A Unipac está firmemente comprometida com o Programa Pellet Zero - OCS® (PPZ-OCS®), reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, por meio da aplicação de boas práticas para prevenir a dispersão de pellets no meio ambiente.

Em agosto de 2023, a Unipac decidiu aderir voluntariamente ao programa, envolvendo suas unidades de Pompeia (matriz) e Paulínia, ambas localizadas no estado de São Paulo. “Nossa adesão ao Programa Pellet Zero está alinhada com nosso compromisso de atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente. Adotamos práticas adequadas e diversas ações que não apenas atendem às demandas do mercado, mas também contribuem positivamente com o ecossistema do qual fazemos parte”, explica Gabriel Gonçalves, Presidente da Unipac.

Sobre o PPZ-OCS®

O Programa Pellet Zero é uma adaptação nacional do programa internacional Operation Clean Sweep®, criado para enfrentar o problema crescente da poluição plástica em rios, oceanos e outras fontes de água, buscando preservar esses recursos.

No contexto brasileiro, a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) desempenhou um papel fundamental ao lançar este programa. Seu objetivo é sensibilizar e mobilizar a indústria de plásticos para adotar medidas preventivas de contenção de pellets, uma vez que esses materiais representam uma fonte significativa de poluição nos ecossistemas aquáticos.

O Programa PPZ-OCS® é composto de cinco passos:

· Passo 1 - Compromisso: Esta etapa marca o compromisso firme, e voluntário, da Unipac em aplicar boas práticas para prevenir a dispersão de pellets no meio ambiente;

· Passo 2 - Diagnóstico: Por meio de uma análise abrangente, são identificados os pontos críticos em que ocorre perda de pellets durante as operações;

· Passo 3 - Plano de Trabalho: Com base nos resultados do diagnóstico, um plano detalhado é desenvolvido;

· Passo 4 - Implementação do Plano de Trabalho: As estratégias delineadas são postas em prática, estabelecendo um processo contínuo de qualidade;

· Passo 5 – PPZ-OCS Blue®: Esta é a fase de consolidação, em que a Unipac demonstra plena aderência às práticas de contenção de pellets, buscando a certificação PPZ-OCS Blue®.

A cada passo, devidamente implementado, a empresa recebe uma estrela como forma de reconhecimento e incentivo à continuidade da implantação do programa em sua totalidade. A Unipac, busca a sua segunda estrela do programa e tem como objetivo, receber o selo PPZ-OCS Blue®.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar