Brasil,

Liberou Geral a Publicidade Médica? Saiba o que mudou e qual impacto para médicos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  KAKOI Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução

A publicidade médica tem novas regras e todos precisam se adaptar até março de 2024. O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou a Resolução CFM nº 2.336/2023 com diversas mudanças nas regras para divulgação de serviços e procedimentos médicos pela internet.

Dentre as principais alterações estão a liberação da divulgação de preços para serviços médicos e estabelecimentos de saúde, como clínicas, para consultas, exames e procedimentos de forma clara e objetiva, sem comparativos ou descontos chamativos, ou fora da normalidade.

Para Ediney Giordani, Especialista em Marketing Digital da KAKOI Comunicação, esta é uma vitória do ponto de vista da comunicação para este setor que deixará de ser engessada:

“A resolução disciplina a forma com que estes profissionais se comunicam e "se vendem". O interessante é que esta resolução foi aprovada pelo CFM após um período de consulta pública, com participação de médicos, pacientes e outros representantes da sociedade, indicando que a novidade ouviu todas as partes interessadas, acabando com alguns absurdos”.

A permissão do uso de imagens de pacientes, por exemplo, é uma das grandes mudanças que acaba com outra situação até então paradoxal: Agora, médicos e estabelecimentos de saúde estão liberados para usar imagens, inclusive selfies, em todas as suas publicidades, claro, desde que relacionadas com suas especialidade e acompanhadas de textos explicativos:

“Essa prática, comum em outros setores que sempre estiveram em sintonia com a evolução das redes sociais, deixa de ser proibida, assim como a possibilidade da divulgação de informações sobre a formação e experiência do médico. Faz muito sentido divulgar o currículo acadêmico e profissional como forma de promoção, desde que sejam informações reais e relevantes para quem está procurando serviços médicos.”

Usar imagens de pacientes está liberado?

Outro ponto de conflito por anos, o uso de imagens de pacientes passa a ser permitida em para publicidade e postagens, desde que devidamente autorizadas pelo paciente e com legendas ou textos explicando o que foi realizado:

Este é um ponto de atenção para Ediney: uma clínica pode, por exemplo, usar duas imagens de um mesmo paciente que passou por algum procedimento, o famoso antes e depois, mas este conteúdo obrigatoriamente precisa estar acompanhado de um texto que explique o que foi realizado - procedimentos, medicamentos e período de internação:

“O que segue proibido é usar essas imagens afirmando que a pessoa que procurar a clínica X ou Y vai conseguir os mesmos resultados. Cada paciente reage de uma forma diferente aos tratamentos e medicamentos e o máximo que pode ser feito é explicar o que foi feito. Se fizer qualquer promessa de resultado, está automaticamente ferindo o código de ética”.

Com a nova resolução de publicidade médica, Ediney entende que a comunicação será mais esclarecedora, moderna e vai melhorar a qualidade dos serviços. A divulgação de procedimentos médicos será benéfico para o internauta, que não precisará tentar adivinhar como algum médico pode ajudar:

“É uma vitória para a transparência das informações, uma proteção tanto para pacientes quanto profissionais. É preciso lembrar que as plataformas têm as suas próprias regras, ainda mais restritivas, e aí, apenas um profissional pode ajudar.” conclui o especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar