Brasil,

Mineração é essencial para renovação de ruas e rodovias antigas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  De Amorim
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução

O setor de mineração fornece matéria-prima para ruas, estradas e rodovias. É das pedreiras que vem todo concreto, asfalto e cimento para construção e manutenção das principais vias de tráfego. Mesmo sendo produtos de alta durabilidade, chega um momento em que este asfalto precisa se trocado pelo desgaste

O asfalto pode precisar ser trocado a cada 5, 10 ou 20 anos dependendo do que aconteceu durante estes anos todos. Bairros que cresceram muito rápido, por exemplo, extrapolaram o indicativo inicial de tráfego, provavelmente, também precisam trocar sua base de asfalto:

“Uma avenida construída nos anos 80 não recebia o volume de tráfego que recebe atualmente, portanto apenas trocar o asfalto não será suficiente. A solução que era perfeita hás anos precisa ser trocada para suportar o atual volume de veículos diários” explica Dhyan de Amorim, gestor da unidade de produção da De Amorim Mineradora, empresa de Mandirituba na Região Metropolitana de Curitiba,

A importância da pedra brita na composição das novas rua

A pedra brita é essencial para a construção de estradas e rodovias, pois fornecem a base para o asfalto, criando uma superfície nivelada e estável que evita o afundamento do asfalto. Sem uma camada robusta como base, buracos e rachaduras surgirão no asfalto novo.

Conforme a Associação Nacional das Entidades de Produtores de

Agregados para Construção (Anepac), cada quilômetro de estrada pavimentada consome, em média, 10 mil toneladas de agregados como a brita, material granular feito de fragmentos de rochas:

“Quando há uma obra de troca de asfalto, a pedra brita é, de fato, o principal material não apenas pela estabilidade do terreno, mas por melhorar a drenagem da água. Pouca gente sabe disso, mas é essa camada mais profunda evita que o pavimento fique alagado em dias de muita chuva”.

Pavimentos seguros e duráveis

A pedra brita traz ainda outros benefícios, como resistência ao pavimento para suportar o peso dos veículos e essa é a parte da pavimentação que não está visível aos motoristas e pedestres.

“O asfalto utilizado na camada de revestimento do pavimento é responsável por criar condições de tráfego ideais. Ao trocar o asfalto pode ser necessário mudar toda a pedra brita de base, principalmente quando esta camada está danificada ou quando o tipo de pedra brita não é mais adequada para o tipo de pavimento”.

Dhyan explica que a camada de base pode ser prejudicial ao asfalto quando é utilizado pedra brita de má qualidade. Remover toda camada de base e colocar uma nova é a única solução para manter o asfalto visível em perfeitas condições:

“Pode acontecer também do tipo de pedra brita deixar de ser adequado para o tipo de pavimento. Em regiões com clima frio, é necessário utilizar pedra brita de granulometria menor, para melhorar a drenagem da água. Em casos de uso de um tipo de pedra brita inadequado, pode ser necessário trocar toda a camada de base” completa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar