Brasil,

Liberado o primeiro trecho das obras no Cais da Gamboa do Porto do Rio de Janeiro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cláudia Araújo da Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

primeiro trecho liberado das obras do cais da gamboa primeiro trecho liberado das obras do cais da gamboa

Foi concluído o primeiro trecho das obras de ampliação e modernização do Cais da Gamboa no Porto do Rio de Janeiro. O trecho disponibilizado foi inaugurado com a atracação do navio BBC Plata, na noite da última sexta-feira (15). No sábado (16), o embarque de produtos siderúrgicos (tubos) para exportação teve início, com previsão de uma operação de sete dias antes de seguir para o Oriente Médio.

De acordo com a Gerência de Acesso Aquaviário do porto, o navio BBC Plata, com um comprimento de 138 metros, chegou ao Porto do Rio de Janeiro com um calado de 6,5 metros e, após o carregamento, deixará o local com um calado de 8,1 metros.

O Cais da Gamboa, inaugurado em 1910, é uma das áreas mais antigas do Porto do Rio de Janeiro. As obras estruturais, com um investimento de R$120 milhões, tiveram início no ano passado, com o objetivo de viabilizar o aprofundamento dos berços de atracação e a operação de navios de maior porte.

Segundo informações da área de Engenharia da PortosRio, o projeto abrange uma extensão total de 600 metros do cais, dos quais 200 metros foram agora liberados, enquanto 290 já foram concluídos. A conclusão de todas as obras está programada para o primeiro semestre de 2024.

Após a modernização do Cais da Gamboa, a Autoridade Portuária planeja realizar a dragagem do trecho, abrindo oportunidades para novos negócios. O aumento do calado operacional dessa área possibilitará uma melhor utilização da infraestrutura e a captação de novas cargas e linhas de navegação.

Leandro Lima, superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, destaca que essas obras representam um avanço significativo para o Porto do Rio de Janeiro. Ele prevê melhor desempenho no uso da retroárea, na logística de transporte interno e na segurança das operações, com a expectativa de atrair um maior volume de cargas: "Esse trecho do Cais da Gamboa tem um grande potencial para movimentar diversos tipos de carga geral e granéis, como trigo, ferro gusa, concentrado de zinco e cargas de apoio às atividades offshore, entre outras. Com a modernização do cais e o aprofundamento do acesso aquaviário, a diversificação e a rentabilidade do mix de cargas podem até dobrar a demanda."

Saiba mais - O trecho do cais atualmente em obras foi originalmente construído com uma base de fundação metálica e um muro duplo de pedras de cantaria de granito, preenchidos com concreto ciclópico. Essa estrutura foi projetada e construída de acordo com as técnicas disponíveis na época para um calado de 9 metros. No entanto, dado que a maioria dos navios modernos exige pelo menos 13,5 metros de calado, a modernização dessas estruturas originais se tornou necessária, uma vez que não suportariam uma dragagem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar