A madeira e suas diversas facetas na arquitetura de interiores
Entusiastas dos atributos do material, as arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini concebem e exploram resultados inspiradores nos ambientes residenciais
Durante a especificação dos materiais para o projeto de arquitetura de interiores, os atributos almejados sempre se concentram em pontos como beleza ímpar, versatilidade, harmonia, alta qualidade e durabilidade. A madeira é um desses itens que dão match em todos esses atributos, possibilitando a sua presença nos mais diversos ambientes e soluções. O segredo é escolher a tipologia e a aparência pretendida para esbanjar charme e longevidade. “Quando a incluímos, transmitimos a mensagem de que ela ficará para a vida toda. Por isso, precisamos conhecer muito bem sua origem e características”, enfatizam Vanessa Paiva e Claudia Passarini, sócias e arquitetas à frente do escritório Paiva e Passarini Arquitetura.
Muito além da execução do mobiliário, a dupla ama explorar a atemporalidade da madeira nos projetos residenciais. Acompanhe algumas inspirações:
Piso
Muito fácil de combinar, o piso de madeira neste home bar foi escolhido justamente pelas questões práticas. Temporariamente, o espaço projetado pelas arquitetas do escritório Paiva e Passarini abriga um louceiro e uma adega, mas no futuro pode dar lugar a um elevador. A madeira é mais prática que a laje, por exemplo, pois é de mais fácil remoção, possibilitando a instalação da caixa do elevador e o motor | Foto: Xavier Neto
O piso tem o poder de mudar um ambiente e por isso a escolha deve ser muito bem planejada. Muito utilizado em projetos residenciais na década de 1960 e 1960, as arquitetas Claudia e Vanessa dizem que a madeira voltou ao status de tendência, mas com uma roupagem contemporânea de tons e estilos. Entretanto, o propósito continua bastante semelhante aos projetos de outrora: conceder acolhimento, tanto por sua estética, como por sua função isolante que deixa a temperatura do ambiente muito mais gostosa e confortável.
Mas assim como o escritor Stan Lee atribuiu o provérbio para o personagem Ben Park, ‘com grandes poderes vêm grandes responsabilidades’, a presença da madeira do piso é acompanhada por cuidados que concederão sua longa vida: o uso de produtos abrasivos, bem como o costumeiro hábito de lavar o chão, não combinam com a madeira. Procedimentos simples e efetivos garantem que o material possa (por que não?) atravessar gerações.
Painéis
Na sala de estar, o visual e a resistência a madeira cumaru foram os atributos para que as arquitetas do escritório Paiva e Passarini pudessem executar um verdadeiro ‘dois em um’ na sala de estar: o ripado do guarda-corpo da escada e a caixa que acoplou a TV. O que poderia parecer apenas como um detalhe arquitetônico de segurança, chama a atenção no ambiente integrado com a sala de jantar | Foto: Xavier Neto
Uma das principais vantagens de utilizar a madeira na construção de grandes painéis é a discrição. Eles ocupam menos espaço e exibem mais modernidade que qualquer outro tipo de material. Além disso, permitem versatilidade e criatividade dando forma a diferentes desenhos de estrutura para fixação da TV.
Cabeceiras
Nesta suíte principal realizada pela dupla do escritório Paiva e Passarini Arquitetura, o clima romântico tomou conta da decoração que tem todas as paredes revestidas de linho e uma cabeceira com estrutura de madeira exaltada pela delicadeza das tramas de palhinha | Foto: Xavier Neto
As cabeceiras de madeira são atemporais e versáteis em um décor para dormitórios. Além de oferecer a beleza natural do material, garante durabilidade e diversas opções que adicionam personalidade e destaque visual ao ambiente.
Pergolados:
Para transformar áreas de lazer em lugares ainda agradáveis, um belíssimo pergolado de madeira, que se estende de uma ponta a outra, faz parte desse projeto assinado pelas arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini. Com ele, a intensidade do sol é atenuada, deixando a convivência muito mais prazerosa | Foto: Xavier Neto
Se a proposta da área externa é uma decoração rústica e natural, os pergolados de madeira são escolhas perfeitas. Mantendo os tons naturais da peça, entregam uma atmosfera sofisticada em qualquer residência.
Sobre Paiva e Passarini - Arquitetura
A parceria entre as profissionais Claudia Passarini e Vanessa Paiva é uma prova de que a sofisticação e a técnica trazem excelentes resultados. O escritório Paiva e Passarini já assinou mais de 600 projetos em 10 anos de união, tendo como pontos de destaque o atendimento aos clientes e a qualidade técnica dos projetos. A dupla imprime a sofisticação de uma maneira que atenda às necessidades reais das pessoas, engenhosamente combinando a marca Paiva e Passarini com a expectativa dos clientes para realizar sonhos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>