A discrição no décor com soluções camufladas nos ambientes

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alex Sander
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Na sala de jantar realizada pela arquiteta Carina Dal Fabbro, o louceiro com todo o acervo de servir dos moradores foi incorporado na marcenaria que, por sua vez, recebeu o efeito ripado nas portas. Para abri-las, basta puxar pela própria ripa, que faz às vezes de puxador |Fotos: Luis Gomes Na sala de jantar realizada pela arquiteta Carina Dal Fabbro, o louceiro com todo o acervo de servir dos moradores foi incorporado na marcenaria que, por sua vez, recebeu o efeito ripado nas portas. Para abri-las, basta puxar pela própria ripa, que faz às vezes de puxador |Fotos: Luis Gomes

Será que tudo precisa ficar evidente na constituição de um cômodo? A arquiteta Carina Dal Fabbro mostra como boas soluções na arquitetura de interiores são funcionais e deixam o visual ainda mais harmonioso para moradores e convidados

A utilização de portas escondidas em móveis ou paredes é um recurso já bastante utilizado nos projetos de interiores. Seu uso proporciona mais simetria e elegância ao projeto e pode configurar os mais diferentes cômodos residências, como salas e cozinhas, bem como espaços de passagem. Na execução da marcenaria, esse acesso mais discreto tornou-se um ‘truque’ que não desperta a curiosidade em função do seu visual leve.

Em seus projetos, a arquiteta Carina Dal Fabbro demonstra sua grande paixão por essa característica, uma vez que os clientes solicitam a otimização e personalização dos móveis presentes nos ambientes. Acompanhe as inspirações da profissional:

Camuflagem com a marcenaria

Em mais uma sala de jantar, a arquiteta Carina Dal Fabbro agregou o mimetismo para as três portas, do lado esquerdo, que dão acesso ao louceiro por meio do recurso fecho toque. À direita, a abertura, com abertura 90 graus, permite a passagem para a cozinha. A marcenaria foi pela SCA Jardim Europa, que aplicou a lâmina OAK no acabamento | Foto: Rafael Renzo

Na integração da cozinha com a sala de jantar, a estante com tom de madeira nogueira projetada pela arquiteta Carina Dal Fabbro produziu o efeito de limite entre os dois ambientes. Outro elemento crucial foi o balcão, importante apoio para alimentos e bebidas. Na elegante sincronicidade, a marcenaria dialoga com o piso de taco cumaru e a mesa com acabamento ebanizado | Fotos: Rafael Renzo

Porta disfarçada

O recurso conhecido como porta mimetizada cada vez mais é adotado na arquitetura de interiores e tem como proposta tirar o foco do elemento, deixando o visual mais atraente e com uma percepção de amplitude.

Na entrada do apartamento, a arquiteta Carina Dal Fabbro investiu na porta pivotante que acrescentou uma dose extra de imponência ao projeto graças à sua forma de abertura. Para a camuflagem das portas, que também se estende para a porta que dá acesso aos dormitórios, a profissional adotou o mesmo revestimento e tonalidade tanto nas paredes, quanto nas portas | Fotos: Buzina de Imagem

Uma passagem restrita

A aplicação de formas para ocultar locais de passagem entre os ambientes da casa é super válido e torna-se um charme. "As portas podem modificar um ambiente e, quando usamos a criatividade para camuflar, o resultado é maravilhoso", comenta Carina.

Neste apartamento, a arquiteta Carina Dal Fabbro demonstra como um ambiente de passagem torna-se extremamente reservado quando a porta está fechada, deixando apenas a aparência de uma parede de marcenaria decorada com pequenos vitrôs. As linhas da madeira da porta camuflada seguem a mesma direção horizontal da estante ao fundo | Fotos: Thiago Drummond

Home-office embutido

Também neste mesmo projeto realizado pela arquiteta Carina Dal Fabbro, os livros ganharam destaque nesta estante em MDF com 35 cm de profundidade. Por se tratar de um imóvel pequeno, a estante também foi adaptada para um pequeno home office embutido, localizado nas portas em azuis do móvel. Quando abertas, se tornam uma mesinha para apoio do notebook | Foto: Thiago Drummond

Móvel 2 em 1

As penteadeiras com gavetas evitam que os objetos fiquem expostos à poeira. Em dormitórios infantis, uma boa opção para espaços reduzidos é ter uma penteadeira que também possa ser usada como escrivaninha para as atividades escolares, como neste projeto feito pela arquiteta Carina Dal Fabbro para as filhas dos moradores.

Neste clima meigo e pueril, a arquiteta Carina Dal Fabbro embutiu a penteadeira na própria bancada, otimizando o espaço e deixando o ambiente ainda mais organizado | Fotos: Rafael Renzo

Sobre Carina Dal Fabbro Arquitetura

Formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em Arquitetura e Urbanismo, Carina Angélica Dal Fabbro tem experiência de mais de 25 anos na área de design de interiores e arquitetura. Coordena o escritório boutique que leva seu nome, gerenciando toda a sua equipe de arquitetos para o desenvolvimento de projetos. Participa pessoalmente de cada etapa e preza o atendimento personalizado a cada cliente.

Após anos de parcerias e experiências, fundou o escritório que leva seu nome, Carina Dal Fabbro | Arquitetura e Interiores. Especializado em projetos de decoração para imóveis residenciais, corporativos e comerciais, todos os projetos levam em consideração as particularidades de cada um destes segmentos e é focado na máxima satisfação. O trabalho de Carina Dal Fabbro engloba desde as etapas de projeto, planejamento, administração de obras, coordenação de lojas e fornecedores até a entrega final do imóvel.

Carina Dal Fabbro Arquitetura