Brasil,

A importância do quadro de distribuição para a segurança do circuito elétrico

A importância do quadro de distribuição para a segurança do circuito elétrico

Em novas obras ou reformas, a instalação do quadro de distribuição é necessária para acomodar os dispositivos de controle dos circuitos elétricos, favorecendo a segurança nos imóveis

Ele é o coração de toda instalação elétrica. O quadro de distribuição que, no Brasil, também é chamado de quadro de disjuntor, quadro de luz, caixa de força ou quadro de energia, serve para acomodar os dispositivos de segurança que vão distribuir a energia elétrica para todos os ambientes de uma casa ou comércio.

É do quadro de distribuição que saem todos os fios que compõem os circuitos elétricos utilizados para ligar lâmpadas, geladeiras, micro-ondas, aparelhos eletroeletrônicos, etc. Nele, são instalados os disjuntores, que farão a divisão das cargas elétricas, definindo quanto cada fio pode suportar sem colocar em perigo a segurança da instalação.

Chuveiros, torneiras elétricas e máquinas de lavar que aquecem água, por exemplo, demandam um disjuntor exclusivo. Por isso, no quadro de distribuição, é obrigatório identificar cada circuito para facilitar a manutenção, diminuir o risco de sobrecargas e evitar possíveis transtornos caso algum circuito tenha que ser desligado.

“Sempre que houver um aumento do número de equipamentos e no caso de instalações antigas, é necessário fazer a revisão do quadro de distribuição, consultando um profissional habilitado. O eletricista avaliará quais e quantos dispositivos de proteção serão necessários, além de fazer uma previsão para ampliação dos circuitos no futuro”, comenta André de Lima, Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina.

Instalação em local acessível

O quadro de distribuição precisa ser instalado em um local acessível, para maior segurança dos usuários, bem como para favorecer a manutenção em caso de sobrecarga ou curto-circuito. “Ele deve permanecer à vista, sem obstáculos que dificultem o acesso. É importante que a porta do quadro, que dá acesso aos dispositivos, não esteja coberta ou oculta na parede”, informa o executivo da Tramontina.

Na hora da compra, é importante optar por produtos de qualidade, feito com materiais que não propagam chamas, como os da Tramontina, que possui quadros de distribuição fabricados de termoplástico, com IP40 (Índice de Proteção) para garantir proteção contra objetos sólidos com diâmetro superior a 1 mm. A empresa dispõe de modelos de embutir e de sobrepor, com diferentes quantidades de módulos, dimensões e acabamentos (branco ou transparente), todos com amplo espaço interno para comportar os dispositivos, que também são comercializados pela marca. Tampões fecham os espaços não utilizados e o equipamento acompanha etiquetas de identificação para cada circuito, o que facilita na hora de desligar algum deles.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo