Brasil,

Segurança online: 69% dos solteiros brasileiros compartilham informações sensíveis nos apps de paquera

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinicius Redaelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Segurança online: 69% dos solteiros brasileiros compartilham informações sensíveis nos apps de paquera

Os aplicativos de paquera são a melhor forma de encontrar um romance ou novas amizades nos dias de hoje, mas eles também podem tornar essa missão cada vez mais complicada, visto que o aumento de trocas entre solteiros em apps pode levantar questões de segurança. E a segurança online é uma prioridade máxima para o happn, um dos principais aplicativos de paquera online do mundo, que lançou, recentemente, uma pesquisa global sobre segurança online.

A pesquisa revelou que muitos usuários brasileiros correm riscos desnecessários quando utilizam os aplicativos para encontrar um Crush: 69% compartilham informações sensíveis, tais como informações pessoais e/ou profissionais, lugares que frequentam (como academia, bares, restaurantes), informações sobre a família, instituição de ensino e contas nas redes sociais.

Vamos facilitar as coisas - aqui está o meu número!

Os brasileiros correm outro risco quando utilizam apps de encontros compartilhando o seu número de telefone pessoal: 38% preferem compartilhar o seu número de telefone ou rede social para continuar a conversa através de outros meios logo nos primeiros momentos da conversa online. Apenas 27% preferem continuar o papo dentro do aplicativo de namoro até ao primeiro encontro.

É tudo culpa sua

Outro fato notável da pesquisa é que 20% dos brasileiros acreditam que sua segurança online depende mais da conduta dos outros do que de seu próprio comportamento online. Em comparação, 17% estão cientes de que sua segurança online depende de seu próprio comportamento. Mas quem pensa que os brasileiros seriam as pessoas menos conscientes a este respeito está errado: uma porcentagem ainda menor dos britânicos e franceses considera que sua segurança online depende mais de si mesmos do que dos outros, 7% e 10%, respectivamente.

Relações rápidas

Some-se a isso o fato de que mais da metade (57%) dos usuários no Brasil acreditam que uma semana de contato é suficiente para compartilhar informações pessoais. Números semelhantes em outros países: 49% no Reino Unido, 61% na França e 61% na Holanda.

"Estes dados são preocupantes porque mostram um alto nível de confiança no comportamento da outra pessoa, traduzindo-se em uma presença não muito consciente de segurança nas ferramentas de relacionamento. Por exemplo, normalmente, não compartilhamos nosso endereço ou outros dados pessoais com um estranho com quem iniciamos uma conversa na fila do cinema. Por que faríamos isso em um app? Devemos ter claro que o cuidado que tomamos no mundo real deve ser transferido para o mundo digital", adverte Michael Illas, especialista em relacionamentos do happn.

Quem é mais cuidadoso?

A pesquisa também mostra que as mulheres tendem a ser mais desconfiadas e a recorrer a cuidados extras. Ao mesmo tempo, apenas 14% das usuárias brasileiras dizem que se sentem seguras em aplicativos de namoro, este percentual aumenta para 43% entre o público masculino no Brasil. Enquanto 61% das mulheres dizem que frequentemente compartilham sua localização com pelo menos um amigo durante o primeiro encontro (como medida de segurança), apenas 28% dos homens dizem que fazem o mesmo.

Esta realidade muda nos países europeus. De acordo com a pesquisa, tanto as mulheres quanto os homens se sentem mais seguros dentro dos apps. Na França, 24% do público feminino diz que se sente seguro, enquanto no Reino Unido, este número sobe para 33%, e na Holanda, para 48%. Entre os homens, as porcentagens são ainda mais elevadas: 44% (França), 67% (Reino Unido) e 61% (Holanda), respectivamente.

Em público

Mas há um consenso positivo entre o público brasileiro: a pesquisa prevê que a grande maioria de ambos os sexos prefere fazer seu primeiro encontro em público - 98% das mulheres e 89% dos homens - e se sentem mais seguros dando um Crush (quando dois perfis se dão like) a um perfil certificado - 75% das mulheres e 72% dos homens.

"Uma informação encorajadora que identificamos nesta pesquisa de segurança global é que 65% de nossos usuários masculinos e femininos, em todos os países pesquisados, se sentem mais seguros no happn do que em outros apps de encontros. Isto nos mostra que estamos no caminho certo para promover um ambiente virtual cada vez mais seguro. Mas, dado o quadro geral, entendemos que podemos fazer ainda mais e que precisamos encorajar nossos usuários a repensar sua atitude ao paquerar, colocando a segurança pessoal em primeiro lugar. Para este fim, compartilhamos dicas básicas e úteis para ter um Crush mais seguro", acrescenta Illas.

> Dicas do happn para uma paquera online mais segura:

1. Dê preferência aos perfis certificados: Sabe aquele selo azul ao lado do nome da pessoa nas redes sociais? Bem, eles também existem em aplicativos de namoro, incluindo o happn. A marca sinaliza que o perfil é real e realmente pertence à pessoa na foto. Portanto, quando você estiver flertando online, tente dar Crush aos perfis com este selo. E também, certifique-se de que seu perfil seja certificado - desta forma, você mostra ao Crush que ele ou ela pode conversar com você sem medo de ser enganado por uma conta falsa.

2. Não tenha pressa para um encontro cara a cara: conheça bem seu Crush através da seção de mensagens do aplicativo, usando todos os recursos de paquera digital que o aplicativo oferece, tais como chamadas de vídeo e chamadas de áudio. Desta forma, você pode ter certeza de que a pessoa que você está encontrando corresponde à pessoa nas fotos, e você pode entender se há química entre vocês antes de sair de casa para um encontro pessoal. Além disso, você também protege suas informações pessoais tais como número de telefone, endereço ou e-mail.

3. Quando chegar a hora de um encontro, escolha o lugar certo: a conversa correu bem no app, fizeram uma chamada de vídeo e áudio dentro do próprio aplicativo e marcaram um encontro? Ótimo, mas escolha o lugar certo para isto. Se você quiser conhecer a outra pessoa, faça-o em um ambiente seguro e público, como um restaurante, bar ou shopping. Durante seu primeiro encontro, fique em contato com seus amigos: diga a um amigo ou parente para onde você vai e a que horas. Certifique-se de ter seu telefone celular com você e de que ele esteja totalmente carregado.

4. Não revele muito de sua vida: Lembre-se que a pessoa que você está encontrando ainda é um estranho até que você o conheça a fundo na vida real. Como você faria com qualquer estranho: não compartilhe nenhuma informação pessoal ou sensível sobre sua vida até conhecê-lo melhor. Em vez disso, busque uma conversa mais relaxada sobre hobbies, filmes/música e esportes.

5. Ouça seu instinto: se você não se sentir confortável durante o encontro, saia. Não hesite em encurtar o encontro. Se seu instinto lhe diz que algo está errado ou que você não se sente seguro, escute-o. Não há problema em sentir que a química não está no ponto entre vocês, e você pode simplesmente explicar calmamente ao seu Crush e partir.

Sobre o happn

happn é um dos aplicativos de encontros mais baixados do mundo. Fundado na França em 2014, happn afirma ter uma visão de amor que é tão autêntica quanto na vida real: a tecnologia dá uma ajuda ao destino ao permitir que os solteiros que se cruzaram possam se encontrar no aplicativo. O app tem mais de 120 milhões de usuários registrados em todo o mundo. É particularmente utilizado na Europa Ocidental, América do Sul (Argentina e Brasil), mas também na Turquia e na Índia. No Brasil, 19 milhões de pessoas já fizeram o download do aplicativo.

Download happn

O aplicativo está disponível para download na App Store e no Google Play.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar