Brasil,

Carnaval: Cai na folia e leve a saúde junto !!

O carnaval é momento de relaxar e deixar de lado a racionalidade do dia a dia, dando vazão à fantasia que reside internamente em cada um de nós.

Do ponto de vista psíquico, o carnaval tem uma função muito positiva, pois é o momento em que se deixa de lado a censura moral, social ou religiosa, para vivenciar aquilo que normalmente não nos permitimos.

Mas é de extrema importância que os excessos sejam evitados, para que não seja preciso conviver com consequências desagradáveis, trazendo desta forma um sofrimento que poderia ser evitado.

Repare bem nas pessoas que estão se divertindo no carnaval. Nos blocos de rua, nas festas, na rua, na avenida, na arquibancada, com ou sem fantasia. Estão lá porque querem. Mais que isso. Estão lá porque gostam.

E o que move o carnaval é a alegria, o riso, a gargalhada, a brincadeira, o humor, a música, o alto astral.

Além disso, o carnaval também nos faz dançar, andar, pular, brincar. Nos exercitamos o tempo todo. E quais efeitos será que este estado de ânimo físico e de espírito geram no nosso corpo?

O exercício físico e o riso são, individualmente, terapêuticos. Imagine quando estão juntos, simultâneos, como ocorre no carnaval. Quando estamos alegres e damos uma risada sincera, aberta, gostosa, contraímos os músculos da face.

Alegria, risada solta e exercícios promovem a liberação das endorfinas, que são os neurotransmissores que nos dão uma incrível sensação de bem estar físico e mental.

As endorfinas exercem importantes ações no organismo. Fortalecem o sistema imunológico, nos deixando mais protegidos contra infecções e – muito importante- tem efeitos positivos na saúde cardiovascular. Ajudam a abaixar os níveis da pressão arterial e contribuem para diminuir as possibilidades de infartos, anginas ou derrames.

Na área psíquica os efeitos são evidentes. As endorfinas levantam o astral, aumentam a autoestima e o bom humor e diminuem a irritabilidade, a impaciência, a tensão, a rigidez de atitudes, a ansiedade e o mau humor. E tudo gira em um ciclo: quanto mais exercício, alegria e bom humor, mais endorfina. Por isso o carnaval faz bem para o corpo e, principalmente, para a alma.

Mas é de extrema importância, seguir algumas dicas valiosas para que se possa aproveitar bem estes dias de folia, evitando problemas durante esse período e preservando seu corpo e sua mente no feriado:

● Saber como se alimentar e se hidratar corretamente durante a folia;

● Manter o conforto acima da diversão;

● Cuidar da pele e utilizar protetor solar;

● Modere o álcool, diga não às demais drogas, mantenha-se bem alimentado;

● Ingerir bastante água é fundamental. A princípio, água de coco também é uma ótima pedida para repor os sais minerais perdidos;

● Opte por comidas leves, de fácil digestão e nutritivas. Ou seja, mantenha o café da manhã e o almoço reforçados – equilibrando vegetais, frutas, cereais integrais e proteínas. Afinal, são essas refeições que garantem boa parte do combustível e ajudam a diminuir a absorção do álcool no organismo;

● Quatro ou mais dias de folia exigem muito das articulações e dos músculos, por isso, é importante alongar e aquecer o corpo antes da maratona de blocos. Além disso, aposte em sapatos confortáveis para proteger seus pés de ferimentos e os joelhos contra os impactos.

● Roupas leves, de algodão. Fique longe de tecidos sintéticos que esquentam mais;

● Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo, pois podem provocar micoses;

● Aposte em fantasias que incluem chapéu. Com toda a certeza você vai unir proteção à diversão;

● Cuide da saúde dos ouvidos e da voz, mantendo uma distância de pelo menos 10 metros da fonte sonora;

● Use protetores auriculares de silicone nas crianças

● Evite gritar, falar muito alto ou cantar durante muito tempo;

● Cada pessoa tem um limite – não se deixe levar pela empolgação da multidão.

Enfim, cada um tem o seu próprio jeito de ser feliz. O importante é descobrir qual é o seu!

Aproveitezs dias de carnaval, seja na folia ou no descanso, curta com responsabilidade e lembre-se que cair na folia é muito bom, mas sua saúde corporal e mental também tem que acompanhar de forma equilibrada e saudável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo