Brasil,

Aniversário de Shakespeare: 5 filmes baseados na obra do autor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiza Lafuente Woellner dos Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Shakespeare apaixonado (1998) - Dilvulgação Shakespeare apaixonado (1998) - Dilvulgação

O dia 23 de abril marca o aniversário de nascimento e morte do dramaturgo que ainda hoje é atual

Apesar do dia exato do nascimento de William Shakespeare (1564-1616) ser desconhecido, é de consenso geral marcar sua data de nascimento e morte no mesmo dia - 23 de abril. Considerado um dos maiores dramaturgos ingleses de todos os tempos, para celebrar a sua importância para o desenvolvimento da literatura, teatro e poesia, este mês é marcado por atividades em todo o mundo que lembram o artista.

Sua obra inclui 38 peças, dois poemas narrativos, 154 sonetos e versos de autoria ainda incerta. Shakespeare contribuiu muito para o registro e a uniformização da língua inglesa moderna. O autor enriqueceu o idioma ao utilizar um vocabulário com cerca de 15 mil palavras e locuções, 3.000 delas de sua autoria. “É notável o número de palavras registradas pela primeira vez em sua obra, bem como expressões que se tornaram praticamente “ditados” com o passar dos séculos”, ressalta a professora do Integral Bilíngue e do Marista Idiomas no Colégio Marista Anjo da Guarda, Carmem Camargo.

A obra do bardo, como é chamado, também é de grande relevância para linguistas que estudam a história das estruturas gramaticais no inglês. Além disso, a maioria absoluta de autores de língua inglesa ao redor do globo foi influenciado por Shakespeare. Como seus textos tratam de temas que até hoje são atuais, são utilizados com frequência pelo teatro, cinema e televisão. Confira alguns exemplos que são baseados em Shakespeare e talvez você ainda não sabia:

O Rei Leão (1994 e 2019)

Inspirado em Hamlet, a famosa animação da Disney conta a história de um jovem príncipe que é ameaçado pela ira de seu tio, que mata seu pai para assumir o trono do reino. Depois de fugir para salvar a própria vida, o pequeno leão faz amigos e conhece um outro lado da floresta até então desconhecido.

10 coisas que eu odeio em você (1999)

O longa que trouxe sucesso a Heath Ledger é baseado em A Megera Domada. Ele é um garoto um pouco desajustado que é contratado para namorar a irmã mal humorada de uma menina da escola. Como os pais das garotas só permitem que a irmã mais nova namore depois que a mais velha tiver um namorado, o esquema é montado, mas logo descoberto.

Meu Namorado é um Zumbi (2013)

Uma história de amor um tanto quanto inusitada, une a humana Julie e o zumbi R, em um cenário pós-apocalíptico. Ao tentar sobreviver em um aeroporto tomado por zumbis, o casal se encontra e se une, trazendo cenas divertidas e também que inspiram alguma reflexão. O filme é adaptado da obra de Isaac Marion, que se baseou em Romeu e Julieta.

Ela é o Cara (2006)

Quando Sebastian se ausenta do time de futebol do colégio e sua irmã, Viola, toma seu posto como um garoto, o disfarce funciona bem mas só até certo ponto. O filme, com Amanda Bynes e James Kirk é uma releitura de Noite de Reis.

Shakespeare apaixonado (1998)

Apesar da história não ser inspirada em nenhuma obra de Shakespeare, é na verdade um retrato do próprio autor enquanto escrevia o romance Romeu e Julieta. O longa deu a Gwyneth Paltrow um Oscar pela atuação de Viola, a filha de um mercante, que disfarça de homem para poder atuar, mas que acaba se apaixonando pelo autor.

Sobre os Colégios Maristas: os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar