Brasil,

Governo federal lança tecnologia que facilita controle e fiscalização da exploração da madeira nativa brasileira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Serpro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Desenvolvido pelo Serpro para o Ibama, os Painéis Analíticos da Gestão Madeireira vão incentivar a produção sustentável e o combate ao desmatamento ilegal no país

Na última semana, o Ibama anunciou o lançamento de uma tecnologia que incentiva a transparência das informações sobre os produtos florestais nativos dos diversos biomas brasileiros. Desenvolvidos pelo Serpro, os Painéis Analíticos da Gestão Madeireira vão tornar públicos os dados sobre atividades de exploração, produção, industrialização, comercialização e transporte de produtos florestais. As informações estarão disponíveis no ambiente do Ibama no gov.br, o portal de serviços de governo federal.

Segundo o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, o sistema vai fortalecer a conformidade da cadeia produtiva madeireira com as normas de direito ambiental: “Manter a floresta em pé por meio da produção sustentável é uma das mais importantes políticas públicas para o combate ao desmatamento ilegal”, avaliou. "A solução vai permitir que analistas de órgãos ambientais, veículos de comunicação, entidades acadêmicas e a sociedade como um todo, tenham acesso à informação de qualidade, gerando um maior controle social", acrescentou.

Visão panorâmica

A tecnologia vai fornecer uma visão sobre a comercialização de produtos e espécies nativas por unidades da federação. Também é possível fazer uma panorâmica das exportações da madeira brasileira com indicação dos países de destino. Além disso, é possível a pesquisa de projetos e autorizações ambientais distribuídos por região, UF, município, produto, espécie e bioma, indicando quais os produtos e espécies mais exportadas da flora brasileira.

Três painéis

As informações disponibilizadas são obtidas a partir do tratamento e cruzamento de dados de diversos sistemas de controle federais e estaduais integrados. Ao todo, são três painéis: o de informações de Produção Madeireira; o de Industrialização, Comércio e Transporte de Produtos Madeireiros; e o de Exportação de Produtos Florestais. As informações tratam, respectivamente, sobre autorizações concedidas pelos órgãos ambientais e projetos sob análise; transações de produtos florestais em território nacional; e, por fim, transações desses mesmos produtos para fins de exportação.

A tecnologia teve origem em 2020, com a criação do sistema Sinaflor+, que estabeleceu a obrigatoriedade de adoção dos mecanismos de rastreabilidade da madeira na origem. Já em fevereiro de 2022, houve o lançamento da Plataforma Pau Brasil, que, integrada ao Siscomex (sistema de registros de operações de comércio exterior), trouxe melhorias no controle de produtos da biodiversidade. Você pode conferir o vídeo sobre os Painéis Analíticos da Gestão Madeireira no canal o Ibama no Youtube.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar