Brasil,

Animais em condomínios: veja dicas para uma boa convivência

Animais em condomínios: veja dicas para uma boa convivência

Caso de moradora obrigada pela justiça a se desfazer dos cães, acende o alerta

Nos últimos dias, um caso chamou atenção no interior de São Paulo. No município de Assis, uma decisão judicial confirmada em segunda instância determinou que uma dona de casa se desfaça de seus três cachorros. O motivo alegado em juízo é o barulho dos latidos, que estaria incomodando uma vizinha, autora da ação. A ré também foi condenada a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais e disse que vai recorrer da decisão.

Os animais de estimação são considerados grandes amigos e até membros da família, mas eles também podem ser motivo de muitos conflitos entre vizinhos. Nos condomínios, o problema é ainda maior. Para haver uma boa convivência entre os pets e os condôminos é preciso, antes de tudo, saber quais as regras do prédio. A gerente geral de Gestão Predial da Estasa, Anna Carolina Chazan, preparou 5 dicas relacionadas aos pets para garantir um bom convívio com a vizinhança. “Durante a pandemia, identificamos um grande aumento no número de animais nos apartamentos. Consequentemente, aumentam os conflitos internos como: reclamação de latidos, forte cheiro de urina e fezes, donos que não recolhem os dejetos de seus animais quando feitos nas áreas comuns, entre outros. Para minimizar esses conflitos, é necessário que o condomínio tenha as regras para pets bem definidas e assim possa notificar/multar os moradores que venham a descumprir e trazer incômodos aos demais vizinhos.”, explicou.

1- Não mantenha os animais presos na varanda ou em locais confinados;

2- Mantenha limpo o local que o animal utiliza, evitando que o cheiro incomode os vizinhos;

3- Recolha as fezes dos animais quando sair pelas áreas comuns;

4- Cuide para que o animal não atrapalhe o silêncio dos vizinhos;

5- Verifique se seu animal está entre as raças cuja focinheira é exigida por lei

Além disso, a gerente geral lista quais são as regras de ouro dos condomínios para que animais não se tornem um problema:

1- Dar conhecimento aos moradores sobre as regras do condomínio;

2- Disponibilizar, quando possível, sacos ou papel para que o morador possa recolher as vezes dos animais;

3- Abrir canal de comunicação para denúncia de maus tratos aos animais.

A síndica profissional do Condomínio Sunrise, na Barra, Natali Teixeira, conta que recebe reclamações frequentes. “Temos que administrar conflitos com moradores que saem e deixam os animais sozinhos em casa latindo direto, cachorros que fazem xixi para fora do guarda-corpo sujando a varanda debaixo.”, enumera Natali.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo