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Dinie atrai unicórnios brasileiros com lançamento de solução que os permite oferecer linhas de crédito para 1 milhão de PMEs

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Nobre
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Fintech pioneira em infraestrutura de “Embedded Lending” no Brasil anuncia lançamento de APIs para plataformas digitais oferecerem produtos de crédito e pagamentos B2B para PMEs dentro de seus aplicativos e canais online

A Dinie, fintech pioneira de “embedded lending” no Brasil (crédito incorporado na tradução literal para o português), fortalece suas parcerias com unicórnios e espera aumentar em 20 vezes sua base de usuários para 2022. Isso porque a fintech está lançando suas APIs (application programming interface), que permite que plataformas digitais — como e-commerces, marketplaces, provedores de pagamentos e sistemas operacionais — possam integrar de forma simples toda a infraestrutura de crédito da fintech dentro de suas plataformas. Isso significa que plataformas líderes do Brasil, como iFood by Movile, Juno by Ebanx, Olist e outros unicórnios que serão anunciados em breve, estarão prontos para oferecer produtos de crédito em seus aplicativos e serviços para seus 1 milhão de clientes PMEs.

“Estamos liderando uma transformação no mercado brasileiro com o que chamamos de 'banco invisível'. As plataformas digitais são essenciais para a rotina das PMEs, já que facilitam suas vendas online, pagamentos, logística, marketing e outras coisas. Todas essas atividades geram uma infinidade de transações digitais, consequentemente criando um grande volume de dados armazenados. Conectando plataformas digitais a infraestruturas bancárias, com métricas de faturamento e financiamentos por APIs, a Dinie permite que eles aproveitem os dados gerados por seus clientes em tempo real para oferecer soluções instantâneas no momento e lugar que as transações estão acontecendo", comenta Suzy Ferreira, Fundadora e CEO da Dinie.

“Embedded Finance” (ou finanças incorporadas, da tradução livre do inglês) foi definido pela publicação Finextra como “um serviço financeiro ou tecnologia, integrada com serviços, produtos ou tecnologias tradicionalmente fora do mercado financeiro”. De acordo com uma pesquisa do Business Insider, empresas que oferecem ou usam serviços financeiros incorporados tem projeção de participarem de um mercado de US$7.2 trilhões no mundo até 2030. Fundamentalmente, isso significa reformar o modelo de distribuição de serviços financeiros, abrindo portas para empresas alcançarem clientes que viveram sem acesso a serviços financeiros de forma contextualizada e inclusiva.

Operando desde o final de 2019, a fintech captou R$20 milhões de investidores globais e nacionais como Flourish Ventures, Tribe Capital, Accion Venture Labs, Domo Investimentos, Capital Lab e outros. Em parceria com a Empírica Investimentos, foi criado uma estrutura de financiamento com capacidade de originação de até R$100 milhões em crédito rotativo, demonstrando a visão da fintech de conectar o capital à sua demanda através de sua infraestrutura , reforçando seu compromisso com o crescimento das PMEs no Brasil.

A tecnologia da infraestrutura de crédito e a expertise em analytics financeiros são parte da solução ponta-a-ponta para plataformas digitais, permitindo que lancem produtos inovadores sem precisar lidar com toda a complexidade de se estruturar uma operação dedicada ao crédito, cumprir com normas regulatórias e relacionar-se com o mercado de capitais. Através de simples APIs, as plataformas se integram com a Dinie para personalizar produtos financeiros para seus clientes, incorporando toda a experiência em que os negócios já acontecem como se fosse uma funcionalidade nativa e com uma experiência fluida e sem atritos, como criar uma conta ou compartilhar dados em outros sistemas.

A oferta de serviços financeiros por plataformas digitais é um fenômeno global que está se tornando cada vez mais comum na medida que essas empresas experimentam os benefícios de atrair novos clientes, aumentando o engajamento de sua base e obtendo novas fontes de receita. Segundo pesquisa da Accenture “Embedded finance for SMEs: The ultimate collaboration of banks and digital platforms”, 41% das PMEs estariam interessadas em utilizar um serviço financeiro de uma plataforma provedora de serviços digitais.

Os dados na concessão do crédito

Outra vantagem dessas integrações é que, por meio dos dados que as plataformas e seus clientes geram, a Dinie pode encontrar os melhores perfis de empresas que usam crédito para oferecer linhas personalizadas. O monitoramento em tempo real dos dados gerados permite que a Dinie faça aumentos de limite de forma dinâmica, engajando os clientes da plataforma e aumentando seu LTV – do inglês, “lifetime value”, o valor do ciclo de vida do cliente.

A construção de uma infraestrutura e dados de pagamentos proprietários necessários para se lançar e gerir uma operação de crédito lucrativa é uma iniciativa que demanda um grande volume de operações e altos custos iniciais. Além disso, oferecer crédito por conta própria significa as plataformas assumirem um grande risco para seus negócios, expondo suas margens de lucro e seu risco na avaliação do mercado.

“Desenvolver uma operação de crédito requer anos, além do período de curva de aprendizado, mas com a nossa expertise e habilidade de coletar dados de forma constante de diversas plataformas, criamos um modelo de análise de crédito que evolui em tempo real e conforme a utilização dos nossos produtos, nos permitindo atender empresas de diferentes tamanhos e perfis, além de oferecer taxas mais justas”, completa Andrea Burattini, Fundadora e CPO da Dinie.

Inovação de produtos

Para complementar o catálogo de produtos e soluções para as plataformas, a startup lança também o Dinie Pay. Baseado no modelo “compre agora e pague depois” (“Buy now, pay later”, em inglês), o novo produto permite que as plataformas ofereçam um limite exclusivo para seus clientes fazerem compras, aumentando seu poder aquisitivo e eliminando o descasamento de caixa que existe entre o investimento e o recebimento das vendas pelos consumidores finais.

“Desenvolvemos o Dinie Pay pensando especialmente em marketplaces B2B, que acabam perdendo muitas vendas e deixando de realizar todo o seu potencial de faturamento devido à limitação de poder aquisitivo e acesso a crédito dos seus compradores. Tradicionalmente, teriam que assumir o risco de oferecer prazos mais longos, mas com a Dinie conseguem oferecer limites maiores, condições de pagamento flexíveis e ainda eliminam qualquer risco de recebimento ou esforço de cobrança”, finaliza Andrea.


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