Assintecal e Beira Rio estimulam empresas rumo à certificação em sustentabilidade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diego Rosinha
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) participou, na última sexta-feira, dia 8 de abril, de mais um encontro com fornecedores da Calçados Beira Rio. O encontro, ocorrido na sede administrativa da empresa, em Novo Hamburgo/RS, contou com a presença de 25 fornecedores.

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destacou a importância do evento e o trabalho desenvolvido pela Beira Rio. “A Beira Rio é ciente do seu papel enquanto uma das maiores empresas de calçados do Brasil. Contabilizando mais de 500 fornecedores, a empresa tem o objetivo claro de estimular a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva e, por isso, estipulou como meta ter pelo menos 50% dos seus fornecedores críticos - que produzem materiais que precisam ter cadeia de reciclagem do resíduo gerado - certificados no âmbito do Origem Sustentável até o final de 2023. Até 2025, o objetivo é ter 100% dos fornecedores trabalhando de acordo com os conceitos de sustentabilidade”, explica Aline.

Origem Sustentável

Única certificação em ESG (environmental, social and governance) da cadeia calçadista no mundo, o Origem Sustentável tem como objetivo certificar desde o fornecedor até o produtor de calçados, que devem ter seus processos alinhados com os conceitos da sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural.

Realizado em conjunto entre a Assintecal, representando fornecedores, e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), representando as fábricas de calçados, o Origem Sustentável conta com auditorias obrigatórias, credenciadas SGS, Bureau Veritas, ABNT e Senai. Ao todo, são quatro os níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%).

Atualmente, estão certificadas no programa empresas como Boxprint, Caimi & Liaison, Bertex, Tintas Killing, Perfil Injetados, Fibertex, Vulcabras, Bibi, Beira Rio, Usaflex e Piccadilly. Encontram-se em processo de certificação outras gigantes da cadeia calçadista, como Cipatex, Artecola, Lev Termoplásticos, Grupo Cofrag, Branyl, Boxflex, Schutz, Ramarim, Via Marte, Redeplast, Calçados Ala e Bebecê.

Beira Rio

Certificada no nível Diamante do Origem Sustentável, a Beira Rio, que produz mais de 25 milhões de pares de calçados todos os anos, preza pela sustentabilidade no seu processo produtivo. Atualmente, a empresa reutiliza 250 toneladas mensais de resíduos, transformando materiais que seriam descartados em ecomodeladores – que substituem as buchas de papel em displays, cabides, pufes e peças base de palmilhas; produz solados com resíduos de cana-de-açúcar e fibra de coco; e capta água da chuva para reutilizar nas fábricas e reduzir sua pegada hídrica.

Sobre a Assintecal

Há três décadas a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas.