Brasil,

Arquitetas preparam um guia completo sobre lofts

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Millan
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Estilo industrial, tijolinhos aparentes, cimento queimado. Essas são algumas características de um loft, que podem ser vistas nesse projeto do Lene Arquitetos. Foto: Luciano Sessa Estilo industrial, tijolinhos aparentes, cimento queimado. Essas são algumas características de um loft, que podem ser vistas nesse projeto do Lene Arquitetos. Foto: Luciano Sessa

Eduarda Negretti e Nathalia Lena, do Lene Arquitetos, trazem as principais características e inspirações para esse estilo de morar

Para quem busca um estilo de morar bastante urbano e prático, os lofts se mostram como a melhor escolha. Sem barreiras, com pé-direito alto e cheios de estilo, eles conquistaram o coração de diversas pessoas e se tornaram uma tendência da atualidade. “A história desse estilo de morar remete aos Estados Unidos na década de 60 e 70. Com a expansão industrial, os espaços de armazenamentos que eram em regiões centrais foram transferidos para outros locais e os muitos galpões que eram utilizados com essas finalidades ficaram ociosos e abandonados, até que foram revitalizados e transformados em edifícios residenciais”, explicam as arquitetas Eduarda Negretti e Nathalia Lena, à frente do escritório Lene Arquitetos. De lá para cá, esse tipo de apartamento ganhou o mundo e conta com diversas características que fazem dos lofts facilmente reconhecíveis.

Características e vantagens

O tijolinho aparente e cimento queimado são uma marca registrada dos lofts e aparecem com força nos projetos do Lene Arquitetos. Fotos: Luciano Sessa

Segundo Eduarda e Nathalia, muito do estilo dos lofts ainda remete à sua origem industrial. “Destaque para o pé-direito bem alto, ambientes integrados sem muita divisão com paredes, grandes aberturas de janelas e portas, assim como elementos metálicos, piso em cimento, infraestrutura de elétrica e hidráulica aparentes e, claro, as amadas paredes de tijolinhos”, elencam. Além da estética bastante marcante, eles costumam estar localizados em regiões centrais e urbanas, permitindo um acesso fácil a todo tipo de comércio, serviços e trabalhos. “Essa é uma das grandes vantagens para quem opta por morar em lofts, sua localização facilita a logística do dia a dia, possibilitando que se tenha acesso a tudo o que é necessário sem a necessidade de um carro”, destacam as profissionais do Lene Arquitetos.

Ainda assim, Eduarda Negretti e Nathalia Lena afirmam que a vida em um loft não é para todos. “Eles são perfeitos para o público jovem, solteiros ou casais. Isso porque normalmente os lofts são espaços com a metragem quadrada reduzida, contando com apenas um quarto”, explicam. Para uma família maior, a partir de três pessoas, um loft acaba ficando desconfortável e ainda pode comprometer a privacidade de cada um.

Dicas essenciais

A integração de ambientes é uma das grandes marcas de um loft e, apesar de muito bem vinda, ela pede por um cuidado com organização e setorização de ambientes. “Pensar no loft como um espaço totalmente integrado faz com que a escolha por um bom projeto de marcenaria seja a melhor opção. Com isso você consegue ganhar espaços de armazenamento mais inteligentes e personalizados”, indicam as arquitetas.

Com um mobiliário bem escolhido, é possível setorizar os espaços sem fazer uso de paredes. “Se a marcenaria não for uma opção, opte por mobiliários menos robustos e que tenham espaços de armazenamento, como bancos e camas com baú”, complementam. Outros itens como tapetes são ótimos para delimitar os espaços, assim como a própria disposição do mobiliário, que pode criar pequenos ambientes dentro do espaço integrado. “Espelhos são aliados para trazer a sensação de amplitude, e as cortinas, biombos ou até cobogós podem fazer uma divisão dos espaços”, finalizam.

Sobre Lene Arquitetos

Criar e executar com excelência espaços arquitetônicos que elevam a relação do ser humano com o habitat social e proporcionar o bem-estar através de um projeto elegante, descontraído e autêntico. Desde 2013, quando a carreira como arquitetas uniu a vida profissional de Nathalia Lena e Eduarda Negretti, as duas atuam com um olhar complementar e sempre voltado para a mesma direção.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar