Brasil,

Refugiados ucranianos começam uma nova vida em Portugal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lara
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Cris Maya, criadora do canal Vamu Ver!, conversa com a família Skalota, imigrantes da Ucrânia que deixaram o país em busca de paz em terras portuguesas

O conflito militar iniciado pela Rússia com ataques armados na Ucrânia causou espanto no mundo inteiro, obrigando o povo ucraniano a deixar suas casas e ir em busca de um novo lar em outras localidades da Europa. Dentre os países, Portugal tem se mostrado receptivo a esses refugiados.

A youtuber brasileira Cristina Maya, que vive em Portugal e é idealizadora do canal “Vamu Ver!”, no qual relata experiências e curiosidades sobre o país, conversou com a família Skalota, que decidiu sair da Ucrânia, onde estavam presenciando um constante cenário de guerra. “Nós morávamos no centro do país, em Kirovorad, mas devido à proximidade do aeroporto militar na nossa cidade, decidimos que deveríamos sair de lá para nos proteger. Meus avós, meu pai e meus tios ficaram na Ucrânia para ajudar as pessoas e tentar, de alguma maneira, proteger nosso país”, lamenta Illona Skalota.

A jovem membro da família ucraniana revela como foi o percurso até chegar em Portugal. “No dia 4 de março começamos nossa viagem rumo à Polônia. Foram 26 horas em um ônibus, mais 10 horas em uma fila para finalmente conseguir atravessar a fronteira entre os países. Foi muito difícil, mas ao chegar na Polônia fomos recebidos por diversos voluntários que nos ajudaram com comida e colchões, possibilitando algumas noites de sono mais tranquilas enquanto aguardávamos no aeroporto de Lublin, de onde embarcamos rumo a Portugal”, relata.

A chegada em terras portuguesas trouxe emoção para a família, que sentiu esperança de dias melhores com todo o suporte recebido no país. “Nossa recepção foi incrível e ficamos por 11 dias em um ginásio infantil próximo de Lisboa, onde recebíamos comida e tínhamos nossas próprias camas. Após esse primeiro período, alguns voluntários disponibilizaram um apartamento em Rio Maior, que é onde estamos tentando estabelecer nossas vidas. Somos muito gratos a essas pessoas”, disse Illona.

De acordo com os imigrantes, o processo para emissão de documentos se iniciou logo no desembarque em Portugal. “O pessoal da SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) nos ajudou com a documentação no aeroporto e agora temos declarações de que podemos estar aqui legalmente. Daqui alguns dias, provavelmente, eles devem nos ligar para dar continuidade no processo e termos nossos documentos de imigrantes legais em Portugal”, revela.

Questionados por Cris Maya sobre quais as expectativas da família no país, eles afirmam que pretendem aprender mais sobre a cultura local, já que não sabem quanto tempo o conflito pode durar. “Por enquanto queremos aprender a língua portuguesa, afinal devemos entender e nos comunicar com as pessoas que vamos interagir daqui pra frente. Além disso, precisamos matricular nossas crianças na escola e os voluntários que nos ajudaram com moradia irão auxiliar nesse sentido também”, relatam.

Após passar por momentos conturbados, Illona e seus familiares acreditam que essa situação mostrou que ainda existe união entre as pessoas. “O movimento de empatia pela Ucrânia e seu povo pôde ser sentido por todos nós. Pessoas que têm a possibilidade de ajudar, devem fazê-lo, pois é de grande importância nesse momento”, finaliza. Assista a entrevista na íntegra no canal Vamu Ver! no YouTube.

Sobre Cristina Maya

Cristina Maya é YouTuber e criadora do Vamu Ver!, marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476. É formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Ela e seu companheiro, que possui dupla cidadania, chegaram a Portugal em fevereiro de 2018 com malas, cinco animais com visto de residência D7 e com muita esperança de dias melhores no novo país. Por meio das mídias sociais do Vamu Ver!, Cristina fornece informações sobre dicas de viagens, gastronomia e compartilha o dia a dia em Portugal e as experiências de uma brasileira no exterior. Por meio de parcerias com agências de viagens e hotéis, ela consegue oferecer descontos para a sua viagem e estadia, além de vídeos com o passo a passo de quem quer visitar ou morar legalmente, em Portugal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar