Brasil,

Radix e PUC-Rio desenvolvem projeto de transformação digital para FURNAS

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carlos Rodrigo Bento Leitão
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Um projeto de transformação digital para FURNAS está sendo desenvolvido em parceria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a empresa de engenharia e tecnologia Radix. Proposto pela área de Tecnologia da Informação de FURNAS e aprovado no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o projeto visa melhorar a disponibilidade do sistema de transmissão da estatal e, com isso, proporcionar uma redução nos gastos com manutenção, além de garantir mais segurança e estabilidade ao sistema.A plataforma vai permitir analisar com antecedência possíveis falhas nos equipamentos e classificá-las para evitar danos futuros.

Gerente do Departamento de Transformação Digital de FURNAS, Ana Cláudia Rodrigues explica que se trata de um “sistema de monitoramento inteligente dos ativos de transmissão, que permitirá melhor planejamento das manutenções e consequente redução de custos”. Segundo Ana Cláudia, o projeto utiliza tecnologias de inteligência artificial para desenvolvimento de uma plataforma que poderá beneficiar outras empresas do setor elétrico.

A PUC-Rio está desenvolvendo os modelos de Inteligência Artificial (Machine Learning) e a Radix é responsável pela especificação, desenvolvimento e implantação da plataforma computacional em nuvem, além da construção de uma grande base de dados corporativos (datalake) a partir da coleta, armazenamento e tratamento de dados dos sistemas pré-existentes na empresa.Para que se torne amigável aos operadores, a Radix também está desenvolvendo dashboards para apresentação dos resultados da plataforma.

“Basicamente, é um projeto de dados para área de transmissão de Furnas. Vamos criar e manter o ambiente no qual os modelos criados pela PUC-RJ serão alimentados com as informações necessárias para funcionar de forma qualitativa, atendendo a todas as necessidades da empresa de energia”, afirma Flávio Loução, gerente de P&D ANEEL da Radix.

Com o projeto ambientado em nuvem, FURNAS ganha em escalabilidade, podendo utilizar a solução em todas as suas subestações.Subsidiária da Eletrobras, FURNAS atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica, e está presente em 15 estados e no Distrito Federal.

Integram seu sistema 21 usinas hidrelétricas, duas termelétricas e um complexo eólico, próprios ou em parceria com a iniciativa privada, além de cerca de 35 mil km de linhas de transmissão e 72 subestações.Ao longo das últimas seis décadas, a atuação de FURNAS a tornou referência para outras empresas de energia em iniciativas que visam adequar sua estrutura ao novo cenário regulatório do setor elétrico brasileiro. A companhia prioriza eficiência operacional, atuação por processos, inovação e sustentabilidade dos investimentos, além de medidas destinadas a aumentar a transparência de sua gestão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar