Brasil,

Duas novas espécies de rãs-gigantes-de-corredeira são descobertas no Parque Estadual da Serra do Mar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Duas novas espécies de rãs-gigantes-de-corredeira são descobertas no Parque Estadual da Serra do Mar

Duas novas espécies de rãs-gigantes-de-corredeira, um peculiar grupo de anfíbios anuros (a ordem dos sapos, das rãs e das pererecas), foram descobertas no Parque Estadual da Serra do Mar, gerido pela Fundação Florestal, de acordo com um estudo publicado em março na revista Systematic and Biodiversity do Museu de História Natural de Londres.

A primeira nova espécie descrita foi chamada de Phantasmarana curucutuensis. Como o próprio nome já sinaliza, trata-se de uma homenagem ao Núcleo Curucutu, do PESM, no qual a espécie é encontrada, no município de Itanhaém. Como todas as Phantasmarana, esta nova espécie é bastante difícil de ser avistada, pois foge ao menor sinal de movimentação humana. Sendo endêmica do Núcleo Curucutu, ou seja, não é encontrada em nenhum outro local, P. curucutuensis representa o limite mais ao sul da ocorrência das espécies de rãs-gigantes-de-corredeira.

A segunda espécie foi chamada de Phantasmarana tamuia, com ocorrência conhecida apenas para os Núcleos Cunha e Santa Virgínia, do PESM (respectivamente municípios de Cunha e de São Luís do Paraitinga). A autora do estudo Thais Condez, atualmente pesquisadora da Universidade de Carleton, Canadá, explica que o nome da nova espécie tamuia foi escolhido por representar força e resistência, sendo uma palavra derivada da língua Tupi. “O nome escolhido faz alusão aos povos indígenas que historicamente ocuparam as áreas nas quais a nova espécie foi encontrada. É uma singela homenagem aos Tamoios, povos que lutaram bravamente contra a invasão de seus territórios durante a devastação da Mata Atlântica, no período do processo de colonização”, explica Thais. Assim como as demais espécies do gênero, P. tamuia também resiste fortemente à modificação das áreas naturais, principalmente quando não protegidas pelas unidades de conservação.

O biólogo e pesquisador Leo Malagoli, autor sênior do artigo e gestor do PESM – Núcleo São Sebastião, destaca a importância das áreas preservadas e protegidas. “É crucial relembrar que para os representantes da fauna silvestre, dentre as diversas espécies de invertebrados, peixes, anfíbios, aves e mamíferos, as florestas são a sua casa, sendo que muitas delas possuem uma relação íntima com os riachos de águas limpas, utilizando estes ambientes para viver e/ou se reproduzir. Fica fácil compreender, assim, a importância das áreas protegidas como as Unidades de Conservação em um país tão rico em biodiversidade como o Brasil”, ressalta Leo. “A manutenção e expansão de tais áreas protegidas é claramente benéfica não somente às plantas e animais, mas também contribuem fundamentalmente à preservação das riquezas naturais, que refletem positivamente na saúde e qualidade de vida humana”, finaliza o biólogo.

Rãs-gigantes-de-corredeira

Como o próprio nome popular já indica, as rãs-gigantes-de-corredeira do gênero Phantasmarana possuem tamanho grande (variam de 7,5 a 12 centímetros, quando adultas), vivendo associadas a tocas em riachos de águas cristalinas da Mata Atlântica. As espécies deste gênero só são encontradas nestes determinados ambientes, sempre em altitudes superiores a 700 metros acima do nível do mar, como a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira.

Como resultado de diversas expedições em busca destes animais em locais preservados, algumas iniciadas em 2007, conjuntamente com o estudo detalhado do material já previamente depositado em coleções científicas e museus, pesquisadores brasileiros estudaram as proximidades genéticas das espécies de Phantasmarana já conhecidas, descrevendo importantes características de reconhecimento destas rãzonas. O mais impressionante é que, com inclusão das novas informações, foi confirmada a suspeita de que algumas espécies de rãs-gigantes-de-corredeira que ocorriam na Mata Atlântica ainda eram desconhecidas pela ciência.

“Com o levantamento de informações genéticas e análise de características anatômicas de rãs adultas e juvenis, foi possível identificar que novas populações encontradas em diferentes porções do Parque Estadual da Serra do Mar correspondiam a espécies novas, que foram agora apropriadamente descritas e reconhecidas pela ciência”, destaca o zoólogo Fábio de Sá, líder do estudo e atualmente pesquisador na Universidade Estadual de Campinas. Fábio confirma que um dos resultados mais importantes da pesquisa foi a descrição das duas novas espécies, aumentando consideravelmente a diversidade conhecida para esse grupo de rãzonas, que anteriormente contava com apenas seis espécies.

Para mais informações e fotos, acesse: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2022/03/duas-novas-especies-de-ras-gigantes-de-corredeira-sao-descobertas-no-parque-estadual-da-serra-do-mar/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar