Brasil,

5 importantes fatos que você precisa saber sobre energias renováveis

Imagem: Unsplash Imagem: Unsplash

As vantagens das matrizes energéticas renováveis passam pela economia e vão além

O tema energias renováveis tem sido cada vez mais frequente como pauta na sociedade, sobretudo após os aumentos nas contas de luz no ano de 2021. Os impactos sentidos por conta do encarecimento no fornecimento de energia demonstraram que é urgente e necessário repensar os modelos atuais.

A alta da conta de luz acumulada de 2015 a 2021 foi de 114%, segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Essa elevação constante tem impulsionado a busca por energias renováveis, principalmente a energia solar, tanto entre consumidores residenciais quanto empresariais. Segundo dados divulgados no mês de janeiro de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento das tarifas energéticas foi bem acima da inflação, com uma alta acumulada em 10,38%. No Sistema Interligado Nacional (SIN), foi registrado na primeira quinzena de fevereiro de 2022 um aumento na casa dos 86,2% da produção de energia solar, segundo o boletim da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

“As usinas solares de grande porte são a sexta maior fonte de geração de energia do Brasil. Cada vez mais, a sociedade compreende as vantagens da energia solar tanto em relação à economia quanto à sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Essa é a fonte de energia que mais gera empregos no mundo, além de ser uma das fontes energéticas mais estratégicas para acelerar o desenvolvimento sustentável do país”, ressalta o CEO da companhia Elétron Energy, André Cavalcanti.

O que você precisa saber

Reunimos cinco importantes fatos sobre energias renováveis para que você, leitor, compreenda a importância dessas matrizes e como o país e o mundo podem ser beneficiados com a adoção delas. Confira!

1) Proteção e preservação da atmosfera

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a geração de energia limpa impediu a emissão de 10,7 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. “Só pela nossa companhia, 89t de CO2 foram evitados de 2012 a 2021, o equivalente a 624,5 milhões de árvores plantadas”, pontua Cavalcanti.

2) Brasil é uma potência em geração solar

O país passou a fazer parte dos 15 países com maior capacidade de geração solar instalada, lista liderada pela China (253,8 GW), seguida pelos Estados Unidos (73,8 GW) e Japão (68,6 GW).

3) Há uma gama ampla de energias limpas e renováveis

Além da energia solar, outras matrizes são a eólica (energia gerada pelo vento), hídrica (gerada pela água), maremotriz (gerada pelas marés), ondomotriz (gerada pelas ondas do mar) e geotérmica (gerada pelo calor da terra).

4) A energia solar é até dez vezes mais barata

As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos.

5) Mercado em alta na geração de empregos

Recente levantamento da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) demonstrou que os empregos estão aquecidos no setor fotovoltaico. Segundo o estudo, o Brasil criou 153 mil empregos no setor de energia solar em 2021.

Elétron Energy

Presente no mercado desde 2012, a Elétron Energy oferece opções na comercialização, gestão e geração de energia, proporcionando eficiência e previsibilidade aos negócios. Com sede em Recife-PE e filiais em São Paulo-SP, Belém-PA, Maceió-AL e Manaus-AM, o GRUPO ELÉTRON ENERGY é formado pela Elétron Gestão, Elétron Power, Elétron Energy e Mercúria Comercializadora. Em 2019 foi eleita a 2ª melhor empresa de Energia Elétrica do Brasil, e passou a fazer parte do fundo Americano de investimentos Alothon Group LLC.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo