Brasil,

Auriculoterapia conquista espaço nos esportes de alta performance

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Goes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Auriculoterapia - Foto iStock Auriculoterapia - Foto iStock

Especialistas explicam benefícios da técnica que já é utilizada por atletas de seleções

O ano de 2022 é marcado por importantes competições esportivas. Do Mundial de Surf à Copa do Mundo, o que não faltam são disputas para acompanhar durante os meses do ano. E, em meio a tantas atividades os atletas precisam lidar com a pressão das competições e as temidas lesões. Para enfrentar essas dificuldades uma técnica vem despontando e alcançando resultados positivos na recuperação física e emocional desses esportistas: a auriculoterapia.

Esse recurso terapêutico natural, que não apresenta efeitos colaterais, tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e age como relaxante muscular, atuando no equilíbrio imunológico e apresentando ótimos resultados no pré e no pós-operatório. “Em razão das seguidas lesões e da dor que os acompanha, infelizmente muitos atletas fazem uso de analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides por períodos longos, sofrendo com os efeitos colaterais como náuseas, vômitos, zumbido e dores de estômago e de cabeça. Além da dependência, no caso dos atletas profissionais, existe ainda o risco de doping”, explica a especialista em Acupuntura e professora na área de Auriculoterapia, Dra. Lirane Suliano.

E com tantos resultados positivos, a auriculoterapia vem conseguindo espaço no departamento médico das seleções. A auriculoterapeuta Vaneza L. P. Poubel conheceu a prática a partir dos problemas de sono e ansiedade do filho, que conseguiu uma melhora em poucas sessões. Hoje, a especialista já aplicou a técnica em atletas da seleção de Badminton do Chile. "Na equipe, tratei algumas lesões, além de questões como sono e ansiedade. Em poucas sessões, eles já estavam melhores, tanto no físico quanto no emocional. O alívio das dores, por exemplo, foi imediato", explica.

Segundo o técnico nacional do Badminton Chile, Rodrigo Ferreira, dentro da experiência com os atletas da equipe, os resultados foram muito positivos e muito rápidos também. "Tendo em vista que não tínhamos tempo hábil para a recuperação plena dos atletas de forma física, o trabalho realizado com eles surtiu um efeito imediato, o que possibilitou na continuidade do treinamento, sem ter que deixar eles de lado", explica.

Neste mês de março a profissional Vaneza iniciará atendimentos na seleção brasileira de Badminton, para avaliar e pesquisar sobre o desempenho dos atletas diante do tratamento com auriculoterapia neurofisiológica. “O trabalho com esses profissionais quase sempre engloba problemas com o sono e o emocional, que interferem no foco, na concentração e no desempenho em quadra. Com o emprego da técnica, é possível reduzir e tratar dores, atuar em questões emocionais, problemas intestinais e melhorar a capacidade respiratória e circulatória deles", explica a auriculoterapeuta.

Conheça os benefícios da auriculoterapia para os atletas

Por meio da auriculoterapia é possível ter um tratamento que vai muito além das dores físicas, podendo reduzir crises de ansiedade, muito comuns em grandes competições e que atrapalham o desempenho dos atletas. “Nesse caso a técnica se revela um diferencial competitivo para os atletas por não apresentar os efeitos colaterais dos ansiolíticos, como fadiga, sonolência e redução dos reflexos, que impactam negativamente nos resultados de uma competição de alto nível", explica a Dra. Lirane Suliano.

Segundo a especialista, por meio do estímulo de determinados pontos no pavilhão auricular é possível estimular a liberação de neuro-hormônios que equilibram o organismo e retiram a dor de forma rápida. “São inúmeros os relatos de pacientes que tiveram resultados minutos após a aplicação da auriculoterapia, dispensando o uso de medicamentos e possibilitando a continuidade da atividade física”, conclui a especialista.

Para quem busca a técnica, confira abaixo alguns benefícios comprovados:

- proporciona efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e de relaxamento muscular sem utilizar medicamentos;

- não interfere no exame antidoping;

- apresenta resultados imediatos nas dores musculares, osteomusculares, lombalgia e dores agudas, possibilitando a recuperação mais rápida;

- melhora na qualidade do sono, otimiza a regeneração física e mental e evita o overtraining;

- atua no equilíbrio psicológico, aumentando a concentração e diminuindo o estresse, essencial para os esportes de alta performance; e

- fortalece os sistemas endócrino e imunológico, favorecendo as sequências de treinamentos.

Sobre Lirane Suliano:

Lirane Suliano é cirurgiã-dentista, mestre e doutoura pela UFPR. Especialista em Acupuntura e docente da pós-graduação nas áreas de Auriculoterapia, Eletroacupuntura e Laserpuntura, já ministrou aulas para mais de 5 mil alunos, desde 2010, quando iniciou como docente de acupuntura e auriculoterapia em universidades. Autora do livro “Atlas de Auriculoterapia de A a Z”, obra em sua 5ª Edição, é hoje referência no Brasil no ensino dessa técnica, sendo responsável pela criação da pós-graduação em Auriculoterapia Neurofisiológica, na Universidade Focus, em Cascavel, no Paraná, e por cursos on-line, formando profissionais em todo o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar