Brasil,

EUA limitam deportação rápida de imigrantes às vésperas da confirmação de Ketanji Brown Jackson

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Thomaz
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS, na sigla em inglês) anunciou o fim de uma regra criada no governo Trump que ampliava a deportação rápida para centenas de milhares de imigrantes vivendo ilegalmente no país. A medida foi tomada às vésperas da confirmação de Ketanji Brown Jackson para a Suprema Corte americana. Foi Ketanji, em 2019, a juíza que suspendeu a regra de Trump por considerá-la “arbitrária”, o que incomodou apoiadores do ex-presidente e tem sido levantado por senadores republicanos durante as sabatinas de confirmação.

Em julho de 2019, sob a administração Trump, o DHS havia emitido uma orientação que expandia – para o máximo previsto em lei – a aplicação da chamada deportação rápida, processo que autoriza a remoção de imigrantes ilegais do país sem a realização de uma audiência judicial.

Na ocasião, o órgão interpretou a lei da maneira mais ampla possível, estabelecendo que a deportação acelerada poderia ser aplicada a indivíduos em qualquer lugar dos Estados Unidos que estivessem no país por até dois anos. Anteriormente, porém, os imigrantes ilegais eram sujeitos ao procedimento apenas se estivessem a uma distância máxima de 160 quilômetros das fronteiras e dentro do período de 14 dias de entrada no país.

Ao defender a nova medida, o atual secretário do DHS, Alejandro Mayorkas, explicou que a manutenção da medida em sua extensão máxima prevista em lei “é desaconselhável neste momento, em razão da necessidade do Departamento de priorizar o uso de seus recursos limitados, bem como das complexidades operacionais da implementação”.

“O Departamento acredita que a deportação rápida é melhor focada como uma ferramenta de cumprimento das leis em [imigrantes] recém-chegados encontrados em regiões próximas das fronteiras ou seu equivalente funcional (por exemplo, portos de entrada aéreos e terrestres), em vez de indivíduos apreendidos em todo os Estados Unidos, sem limitação geográfica, que podem já ter desenvolvido laços significativos com a comunidade”, afirmou o secretário em nota.

Para Felipe Alexandre, advogado de imigração e sócio-fundador da AG Immigration, a decisão é mais uma medida da administração Biden para facilitar a vida dos imigrantes. “Muitas entidades pró-imigração questionavam o endurecimento desta e de outras regras, temendo um caça generalizada aos imigrantes sem o respeito ao devido processo legal. Com a nova medida, apenas casos mais específicos estarão sujeitos à deportação rápida, evitando que aqueles imigrantes que já estão nos EUA há bastante tempo tenham toda sua vida interrompida”, afirma o especialista em imigração.

Sobre Felipe Alexandre - Advogado de imigração

O Dr. Felipe Alexandre, fundador da AG Immigration é referência internacional em assuntos ligados a imigração, vistos e green cards. Figura há 5 anos como um dos 10 melhores advogados de imigração do Estado de Nova York, prêmio concedido pelo “American Institute of Legal Counsel”. Considerado, em 2021, um dos 10 principais advogados da Califórnia, em votação da revista jurídica “Attorney & Practice Magazine”, e reconhecido pela “Super Lawyers (Thomas Reuters)” como referência no campo das leis imigratórias dos EUA. Nascido no Brasil, mudou-se para os Estados Unidos ainda criança. Tem dedicado sua carreira à comunidade estrangeira que busca viver legalmente no país.

Sobre a AG Immigration

A AG Immigration é um dos principais escritórios de advocacia imigratória dos Estados Unidos, auxiliando brasileiros e cidadãos do mundo todo no processo de obtenção de vistos americanos, como EB-1, EB-2, EB-3 e o green card, entre tantos outros. É fundada pelo consultor de negócios Rodrigo Costa e pelo advogado de imigração brasileiro/americano Felipe Alexandre, que figura há cinco anos na lista “Top 10 Immigration Lawyers in the State of New York”, elaborada anualmente pelo American Institute of Legal Counsel.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar