Brasil,

Adoção de crianças não funciona no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tauana Marin
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Especialista explica como as leis do país atrapalham processo

Uma reportagem da Veja desta semana informou que muitos brasileiros estão indo até o continente africano para realizar a adoção de crianças. Muitos países são procurados como Guiné Bissau, Malawi e Etiópia dentre outros onde as adoções internacionais são realizadas.

O que leva brasileiros a atravessarem o oceano e buscarem a adoção em outro continente é basicamente a burocracia das leis de adoção no Brasil. Com tantas dificuldades, os agentes estatais encarregados de aplicar as leis e efetivar as adoções no país mostram-se ineficazes.

Enquanto a adoção no continente africano levará entre quatro e oito meses, com muitas providências tomadas por meio online daqui do Brasil, uma adoção por aqui pode levar até sete ou oito anos para se efetivar.

Como a realidade geralmente suplanta a formalidade das leis, a solução prática para muitos casais que pretendem adotar passa a ser a adoção internacional, fenômeno que se encontra em crescimento. Se essa tendência permanecer, parece evidente o prejuízo para nossas crianças adotáveis, que já permanecem por longos anos em abrigos.

Como se sabe, casais adotantes no Brasil preferem crianças recém-nascidas ou de até 4 anos de idade. Infelizmente, com o avançar da idade torna-se mais difícil para uma criança ser adotada, ou seja, as leis deveriam propiciar menor tempo de espera para adotantes e adotáveis, mas se perde em providências burocráticas.

Quando se estabelece um encadeamento de atos burocráticos (pedido inicial, recebimento, entrevistas, cursos, laudos e relatórios) é necessário um aparelhamento estatal ágil, caso contrário, mergulha-se em processo kafkiano sem fim. Como são muitos agentes públicos no procedimento, ainda que algum deles (juízes, por exemplo) esforcem-se para agilizar atos de sua competência, a remessa do processo para diferentes instituições prorroga o trâmite por muitos anos.

Para alterar tal cenário, seria necessário buscar uma reforma na legislação, eliminando série de atos burocráticos, treinar todos os agentes públicos que atuam no processo e estabelecer um tempo máximo para o procedimento. Caso não se mude a mentalidade atual, nada mudará. Tem-se aproximadamente 5 mil crianças que aguardam em abrigos para serem adotadas e há cerca de 38 mil pessoas na fila para adotar.

Enquanto isso, todos os anos nos deparamos com prêmios concedidos a mutirões e iniciativas para agilizar a adoção legal no Brasil. Iniciativas pontuais não mudam um problema estrutural e, caso o cenário permaneça o mesmo, o número de adoções internacionais deve aumentar, bem como as adoções à brasileira, aquela em que quem quer adotar assume a guarda da criança (muitas vezes doadas pelas mães sem condições de criá-la) e, posteriormente, vai em busca da regularização judicial para a situação. Não deveria ser assim.

Francisco Gomes Júnior - Sócio da OGF Advogados. Especialista em Direito Digital e Crimes Cibernéticos. Presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP). Autor do livro Justiça Sem Limites. Instagram: https://www.instagram.com/franciscogomesadv/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar