Brasil,

Confira 3 formas de incluir plantas em espaços de saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thais Gonzales
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Floreiras Ecotelhado no projeto biofílico da Quadriarq. Foto: Marcelo Donadussi Floreiras Ecotelhado no projeto biofílico da Quadriarq. Foto: Marcelo Donadussi

No ambiente hospitalar, as pessoas, normalmente, estão cansadas e preocupadas. Ajudar o paciente a enfrentar a sua jornada em busca de cuidado é um desafio. Indo além do bom tratamento e atendimento, arquitetos propõem uma nova forma de projetar, que considera a conexão com a natureza na arquitetura médica.

“A sustentabilidade não deve se limitar a edificações com design arrojado. Precisamos tornar o contato com o verde parte do nosso dia a dia. Estamos vendo forte conscientização no segmento médico”, acrescenta.

A arquiteta Bia Rafaelli Casaccia, especialista em Design Biofílico, conta que, em um hospital da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o médico Robert Ulrich relatou que os pacientes internados em quartos com vista para fora, onde havia muitas árvores, apresentavam uma melhora mais rápida do que os que tinham uma vista para tijolos. “Já sabemos que causa de muitas doenças é a separação com a natureza. A cura é obvia: a reconexão nos levará a reduzir o estresse e aumentar a qualidade de vida na cidade”.

O arquiteto Fernando Ghiggi, co-fundador da QuadriArq, acredita que o ambiente afeta diretamente a maneira como as pessoas se sentem e tem explorado as plantas e a iluminação natural, por exemplo. “Estamos mudando a ideia de ambientes frios, brancos e gelados. A boa arquitetura agrega a biofilia e melhora a vida das pessoas”, ressalta.

Confira 3 formas de incluir plantas em espaços de saúde:

Brise Vegetal Pendente

Para atender a essa nova demanda no setor médico, o engenheiro João Manuel Feijó, da Ecotelhado, acaba de desenvolver o Brise Vegetal Pendente, um sistema prático e versátil que permite o plantio de diversos tipos de vegetação e até horta na área externa.

O sistema é composto por módulos que são encaixados verticalmente. As mantas geotêxteis e o substrato garantem o pleno desenvolvimento das plantas. Além de transformar a vista da fachada, as brises convertem calor acumulado nas paredes, que seria bloqueado com o uso de ar-condicionado. Atua, portanto, como isolante térmico.

Jardim Vertical

Podem ser instalados com diversos tipos de plantas na área externa. As floreiras são encaixadas em suportes de aço galvanizados e possuem um reservatório de água com aberturas na parte inferior por onde passa o excedente de água para a irrigação de todas as outras jardineiras da coluna. Isso facilita o crescimento das raízes e a manutenção saudável das plantas.

Telhado verde

Um dos grandes benefícios dos telhados verdes é a captação de água e o conforto térmico do ambiente. A cobertura verde também pode ser usada em espaços de lazer e descompressão.

Brise Ecotelhado na fachada de um espaço de saúde


Telhado verde em área de convivência


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar