Brasil,

Conheça o GraphQL, a linguagem de consulta do Metaverso

Programador Bendev Junior explica seu funcionamento e esclarece sua importância no universo da TI

Em 2012, o Metaverso (antigo Facebook), criou o GraphQL, linguagem de consulta que revolucionou o mundo e o mercado de Tecnologia da Informação (TI), sendo uma das mais referenciadas e utilizadas atualmente. Ela nasceu como uma forma de substituir o REST, modelo convencional de arquitetura de desenvolvimento criado na década de 1990.

Para contextualizar, linguagem de consulta (query language) é, de acordo com o programador e tech influencer Bendev Junior, "usada para realizar uma consulta em um banco de dados e sistemas. A semântica da consulta é definida de uma forma diferente da padrão, não de uma maneira formal, mas de como você quer obter o resultado", explica.

O GraphQL visa tornar as APIs (sigla para "Application Programming Interface", ou "Interface de Programação de Aplicativos", em português) mais intuitivas e flexíveis para os desenvolvedores, especialmente em relação à gestão de dados entre front e backend. O programador esclarece que as APIs "são formas de integrar sistemas, com benefícios como segurança que basicamente faz o "câmbio" de informações".

Em resumo, a linguagem de consulta desenvolvida pelo Meta fornece leitura compreensível e completa de dados dentro de uma determinada API. A grande diferença do GraphQL para as demais linguagens está, de acordo com Bendev, "no modo de utilização, pois a maneira como ela trabalha facilita o manuseio de informações. Como é uma linguagem de consulta, possibilita pegar informações de uma base de dados de uma maneira fluida", pontua.

O tech influencer afirma que o Meta usa o GraphQL como linguagem de backend para pegar dados como curtidas, comentários, assim como quem realizou tais ações. Ele explica que se fosse em um método REST API, o processo seria um pouco mais complexo. Porém, com a facilidade do GraphQL, isso se tornou mais leve, evitando, assim, que uma aplicação fique pesada ou demorada.

É importante mencionar que a linguagem de consulta desenvolvida pelo Metaverso, muito adotada no contexto de tecnologias da web, opera de forma dinâmica em qualquer sistema onde um usuário se comunica com uma API. Ela não se limita ao framework, e atualmente é utilizada na produção de diversas tecnologias de referência, como Twitter e Spotify.

Ainda que o GraphQL tenha sido criado como uma forma de substituir o REST, Bendev Junior afirma que as linguagens de programação têm o seu espaço no mercado de TI, e nunca vão acabar, já que ainda não existe uma que consiga resolver todos os problemas existentes. "Por esse motivo o REST nem o GraphQL irão deixar de ser usáveis. No caso específico do GraphQL, ele veio para resolver um problema de manipulação de dados, o qual era muito comum, mas existem aplicações usuárias de micro-serviços que usam ambas", finaliza.

Sobre o Bendev Júnior

Benedito Manoel da Silva Junior, mais conhecido como Bendev Junior, é um empreendedor, programador e tech influencer brasileiro. Foi sócio e desenvolvedor Java de uma empresa de desenvolvimento de softwares, e, junto com os outros sócios, criou um sistema de controle de estoque, que foi vendido posteriormente, em 2014.

O empreendedor é considerado por empresas e sites especializados como referência na área tecnológica no Brasil, e recentemente foi citado como o maior influenciador da sua área em Mato Grosso. Em 2021, foi homenageado pelo Parlamento de Poconé, sua cidade natal, e, no mesmo ano, recebeu uma Moção de Aplauso da Câmara de Cuiabá (capital), que reconheceu Bendev como novo empreendedor de tecnologia digital e mídia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo