Com apoio da LATAM, Gerando Falcões leva mais de 100 convidados para Marte

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andréa M. Diniz
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Um voo exclusivo transportou os convidados de São Paulo para São José do Rio Preto, para uma visita à Favela Marte

A comunidade é a primeira no País a receber o Favela 3D, projeto que promoverá uma transformação sistêmica e estética completa no local

Um grupo formado por mais de 100 empresários, empreendedores, jornalistas e influenciadores convidados pela Gerando Falcões viajaram em um voo da LATAM Airlines Brasil, na manhã de hoje (19/2), de São Paulo até Marte, uma favela em São José do Rio Preto (SP) que é a primeira comunidade no País a receber a ação Favela 3D (Digna Digital e Desenvolvida), que tem como objetivo promover uma transformação sistêmica que vai além da estética.

A viagem, denominada Missão Marte, faz uma alusão à corrida espacial, protagonizada por Elon Musk, Jeff Bezos e Richard Branson, que disputam a dianteira na colonização do "planeta vermelho".

Às 9h50, no Aeroporto de Congonhas, os convidados foram imergidos em uma ambientação que simulou uma missão especial, sendo recepcionados por um astronauta, que deu as boas-vindas à aeronave Airbus A320. Após o embarque, todos os convidados foram surpreendidos com um kit especial: um cartão de embarque comemorativo personalizado, uma insígnia da Missão Marte, e os produtos sociais da Gerando Falcões desenvolvidos em parceria com a Nestlé e a Havaianas. Durante a viagem, os convidados ouviram os discursos de Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões, e da chefe de cabine do voo, Angela Lima. Ao chegarem no destino às 10h55, foram ao Instituto As Valquírias, para acompanhar uma apresentação da ação com Edu Lyra, do Gerando Falcões, e Amanda Oliveira, do Instituto As Valquírias, e depois foram conhecer a ação Favela 3D de perto, em um tour pela Favela Marte.

A Favela Marte é hoje um laboratório de prototipagem de soluções de combate à pobreza, que vai influenciar o Brasil na construção de soluções reais para territórios vulneráveis. Essa construção está sendo conduzida pela Gerando Falcões com a prefeitura, o governo do Estado, o Instituto As Valquírias e, sobretudo, com a população local, que possui cerca de 250 famílias. As intervenções têm prazo previsto estimado em 3 anos para serem implementadas por completo.

Ao longo de todo o dia, os participantes puderam saber um pouco mais sobre o Instituto Valquírias World, fundado por Amanda Oliveira, CEO da entidade, e visitaram a favela para conhecerem e entenderem o que o projeto prevê de mudanças para o local, e assistiram a apresentações dos jovens atendidos pela ONG. “Ao receber esses empresários aqui, apresentamos o que há de real, tanto do ponto de vista da desigualdade, quanto no âmbito das possibilidades daquilo que pode ser feito em comunidades de todo o país”, explica Amanda.

“Apresentamos na prática o quão efetivo é o nosso trabalho. Interromper o ciclo de pobreza que se perpetua há anos no nosso País é uma missão ousada, mas que pode ser alcançada derrubando muros e construindo pontes, unindo sociedade civil, empresários e poder público”, explica Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões.

“O papel da LATAM Brasil neste contexto, é ser parte da solução com o que tem a oferecer: nossas aeronaves e malha aérea. Assim, podemos ligar os personagens necessários para um projeto de grande importância na transformação de realidades brasileiras”, disse Aline Mafra, gerente de Estratégia Comercial da LATAM Brasil.

A Missão Marte também contou com o apoio de parceiros como Havaianas, Nestlé, Expresso Itamarati, Mar & Rio Pescados, Molecaggio Pizzas, Conebel e Comunic Comunicação Corporativa.

Favela 3D

O Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida) é um projeto único, inovador e revolucionário que está reestruturando as favelas para promover uma transformação completa, focada na melhoria da qualidade de vida de seus moradores. O projeto tem como foco os seguintes pilares: moradia digna, acesso à saúde, direito à educação, cidadania e cultura de paz, primeira infância, autonomia da mulher, geração de renda e cultura, esporte e lazer.

Para a implementação do projeto, a Gerando Falcões está unindo poder público, comunidade local, setor privado, universidades e organizações do terceiro setor para interromper o ciclo de pobreza na favela.

Este ano já foram firmadas parcerias para a implementação do projeto em mais três favelas, graças a parcerias das prefeituras e dos respectivos governos estaduais, que entenderam e principalmente apoiam a importância do projeto. Em junho do ano passado, foi assinado termo de cooperação com a prefeitura de Maceió para início do projeto na comunidade Vergel do Lago, em Maceió. No local, aliás, foi inaugurado após 3 meses um Centro de Referência do Favela 3D.

Já em julho de 2021, foi fechado um protocolo de intenções com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), para implementar o projeto no Morro da Providência, favela mais antiga do Brasil.

Recentemente, o projeto também foi iniciado da favela Boca do Sapo, localizada em Ferraz de Vasconcelos, na Zona Leste de São Paulo. O local, em uma eleição com moradores, foi rebatizado de Favela dos Sonhos em fevereiro deste ano.

Gerando Falcões

A Gerando Falcões é uma rede de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D.

Instituto Valquírias World

O Instituto Valquírias World é uma Holding de Iniciativas que geram impacto social. Seu foco é o feminino em movimento, operando como uma distribuidora de oportunidades para meninas, mulheres, e seus filhos que estão em situação de pobreza. Fundado por Amanda Oliveira, empreendedora social, o Instituto atua em sete frentes: Valquírias Musical, Valquírias Queen, Shopping das Valquírias, AgroValquírias, Valquírias Digital, Valquírias Education e Favela 3D- SJRP, contando atualmente com mais de 42 colaboradores, cerca de 147 voluntários, 32 empresas parceiras, gerando impacto direto para mais de 18 mil pessoas por mês.

É a primeira organização social de empoderamento feminino a integrar a rede Gerando Falcões e, por meio de suas iniciativas, permite acesso à educação de qualidade, segurança alimentar, alfabetização digital, qualificação profissional, renda, desenvolvimento social, integridade de vestimenta e moradia. De mãos dadas nossos programas sociais trabalham dia e noite para que o tema desigualdade de gênero e social sejam muito em breve vistos somente nos livros de história.

LATAM

LATAM Airlines Group é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Estados Unidos e Caribe. O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, que além de terem acesso aos porões de aeronaves de passageiros do grupo, contam com uma frota conjunta de 12 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 21 aeronaves cargueiras em 2023. Operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas; oferecem uma infraestrutura moderna, uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender as necessidades dos seus clientes.