Brasil,

Como demonstrar empatia em meio ao luto

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lana Barbosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Imagem: Kelly Sikkema Imagem: Kelly Sikkema

Jó e seus amigos, a empatia no luto

O desejo pela morte, por parte de Jó, não é fruto de sua esperança em Deus, mas é decorrente de seu sofrimento profundo em virtude de suas perdas. Afinal, ele, que tinha tanto — família, saúde e bens — perdeu tudo de uma hora para a outra. E, assim, “Jó conheceu a dor profunda, o vale da aflição, o desejo da morte”.

Hoje, muitas pessoas estão sofrendo profundamente por causa de perdas terríveis e irreparáveis, à semelhança de Jó: pessoas que perderam sua saúde, sofrendo com doenças crônicas; pessoas que perderam um emprego, e não sabem mais o que vão fazer da vida; ou ainda pessoas que, tal como Jó, perderam “um familiar e sentem como se lhes tivessem arrancado um pedaço de seus próprios corpos”.

A dor do luto é algo terrível, pois deixa naqueles que ficam uma marca a qual sentimos como se fosse uma ferida incurável. No caso da perda de um filho, não conseguimos nem imaginar o quão forte esta dor pode se tornar, a não ser quem já passou por isso. E Jó sentiu essa dor na pele como ninguém: ele, que se preocupava dia e noite com seus filhos (cf. Jó 1.5), como um pai amoroso e dedicado, perdeu os dez — sete filhos e três filhas — em um só dia.

A dor de Jó foi vista por seus amigos, os quais foram até ele a fim de “consolá-lo e animá-lo” (Jó 2.11). Diante de um homem com tamanho sofrimento, os amigos de Jó se compadeceram, sofrendo junto com ele: “Choraram alto, rasgaram seus mantos e jogaram terra ao ar, sobre a cabeça” (Jó 2.12).

Viram que não poderiam fazer nada mais do que estar junto com Jó, compartilhando sua dor. Por isso “sentaram-se no chão com ele durante sete dias e sete noites”, de modo que, durante esse tempo, eles “não disseram nada, pois viram que o sofrimento de Jó era grande demais” (Jó 2.13). Muitas vezes, isto é o melhor que podemos fazer em um momento de luto: estar junto com aquele que sofre. Muitas vezes a presença basta, e as palavras devem ser evitadas.

Trecho retirado do livro E pediu para si a morte, de Publicações Pão Diário.

SOBRE PÃO DIÁRIO

Por mais de 83 anos, somos um ministério cristão com a missão de fazer a palavra transformadora da Bíblia compreensível e acessível a todos por meio de recursos bíblicos. Contamos com 38 escritórios em todos os continentes e estamos presente em 150 países, com materiais traduzidos para 58 idiomas. Mais que um devocional, nós somos uma missão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar