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Seara revela impacto nas redes sociais com ações da marca no BBB22

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wesley Souza
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Memes se destacam como o principal residual no social listening realizado pela agência digital full service Raccoon.Monks

No final de janeiro, no reality show mais assistido do País, ocorreu a Prova do Líder Levíssimo Seara, que definiu a segunda liderança do Big Brother Brasil 22. Na terceira participação consecutiva no programa, a marca que é um dos patrocinadores mais populares, consolida conexões com o público e registra aumento de engajamento.

“O BBB firmou-se como uma grande e poderosa plataforma para gerar conversas e buzz no ambiente digital e offline. Pensando nisso, nosso contato com o consumidor se estreitou em todos os pontos de comunicação, durante toda a sua jornada. Saímos da TV e continuamos nas redes sociais pensando em explorarmos o melhor dos dois mundos, unindo os fãs do programa no online e offline”, diz Tannia Fukuda Bruno, Diretora de Marketing da Seara.

A Seara conta com uma equipe exclusiva para acompanhar, monitorar e engajar as ações do programa nas redes sociais em tempo real. Dentro dessa dinâmica, as respostas são direcionadas a partir dos dados coletados pela agência digital full service Raccoon.Monks, que atende a Seara com o serviço de social listening.

Segundo a Social Intelligence Analyst da agência, Jeniffer Luccas Esteves, o social listening compreende o processo de acompanhar conversas sobre tópicos, palavras-chave, frases, marcas ou empresas específicas e alavancar insights para descobrir oportunidades ou criar conteúdo para esses públicos. Isso difere do monitoramento de redes sociais, que é apenas uma compilação e direcionamento para outros setores. “Para simplificar, o monitoramento vê as árvores, o listening vê a floresta. O monitoramento coleta cada citação e interação social, enquanto o listening requer análise e reflexão. Os dois caminham juntos para formar o que chamamos de Social Media Intelligence”, pontua Jennifer.

A partir desse trabalho, a equipe especializada da Raccoon.Monks acompanha toda a movimentação online a respeito da ação da Seara durante o BBB. Ela realizada análises de sentimentos e emoções, de frequência de termos, de principais canais de repercussão e ainda um levantamento de oportunidades e insights a partir do que foi descoberto.

Algumas dessas descobertas já trazem um olhar sobre o retorno do investimento da marca no programa. Durante todo o dia da prova do líder de Levíssimo Seara, foram detectadas cerca de 20 mil menções menções à marca ou ao produto, vindas na enorme maioria de usuários únicos. 88,5% dos depoimentos foram feitos no Twitter e 11,4% no Instagram.

De forma geral, houve uma alta movimentação na internet sobre a prova. Memes a partir do comportamento dos participantes repercutiram também no dia seguinte e ainda podem ser retomados ao longo das próximas semanas. Nesse ponto, houve diversas republicações que contam com milhões de visualizações.

Com o social listening, a marca teve o resultado de seu Brand Lift (aumento da interação entre a marca e o seu público) a partir do patrocínio. “Mensurar o Brand Lift é importante para compreender de que forma as estratégias de marketing e de comunicação têm impactado o público-alvo da marca e influenciado a sua percepção. Assim conseguimos saber se a campanha cumpriu seu objetivo ou não e a partir disso dizer se o investimento valeu a pena”, explica Jennifer.

Sobre a Seara

Presente há mais de 60 anos nos lares brasileiros, a Seara é uma empresa de alimentos que tem como pilares estratégicos a Qualidade e a Inovação. A companhia dedica todos os seus esforços para oferecer produtos que levem sabor, praticidade e inovação à mesa do consumidor. Tem em seu portfólio global as marcas Seara, Seara Gourmet, Incrível Seara, Seara Nature, Seara DaGranja, Seara Turma da Mônica, Big Frango, Nhô Bento, Frangosul, Pena Branca, LeBon, Marba, Massa Leve, Doriana e Delicata. Atualmente, a empresa conta com mais de 1.500 produtos ao redor do mundo (700 SKUs no Brasil), nos segmentos de aves e suínos (congelados e in natura), industrializados, alimentos preparados, embutidos, food service e margarinas. Exporta para mais de 130 países e possui certificações internacionais de excelência em produção.

Sobre a Raccoon.Monks

A Raccoon.Monks é uma agência de soluções digitais full service que atua como parceira estratégica em toda a cadeia digital de empresas com diferentes modelos de negócios. Com o cliente ao centro, a empresa atua no modelo 360°, que envolve serviços de marketing digital (SEO, mídia inbound e performance), inteligência de mercado e soluções de infraestrutura como consultoria, mídia programática, brandformance, aplicativos e desenvolvimento de e-commerce na plataforma VTEX.

Fundada em 2013 com o nome Raccoon Marketing Digital, a empresa se fundiu, em 2021, ao grupo S4 Capital, holding de publicidade digital fundada por Martin Sorrell, passando a se chamar Raccoon.Monks. Hoje, a agência conta com mais de 1000 funcionários, 200 grandes clientes - entre eles Natura, XP Inc., Google, Nubank, C&A, Grupo Big e YDUQS - e é uma das mais importantes parceiras do Google e Facebook no Brasil. Atualmente, é uma das maiores agências digitais da América Latina e acumula prêmios nacionais e internacionais ao longo dos anos, entre eles, quatro prêmios Google Partner Awards, sendo um deles TOP 3 da América Latina.


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