Brasil,

Transformando nosso melhor normal com elas e com todos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ​​​Ana Paula Scorsin
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Por Carla Poskus*

Em nosso país ainda é baixo o número de organizações que colocam a diversidade na agenda estratégica. A pesquisa "Diversidade e Inclusão (D&I) nas empresas", lançada em 2021 pela Consultoria Mais Diversidade, aponta que em torno de 65% das empresas brasileiras não têm um programa de diversidade e inclusão estruturado e apenas 28% têm uma área específica para o tema. Em grande parte, realizam apenas ações pontuais. Para além das metas financeiras, a defesa e a implementação de políticas de diversidade precisa ser um compromisso moral e ético assumido pelas empresas para com a sociedade.

Anos atrás as empresas olhavam o "trabalhador" como "empregado", e com o tempo esta mentalidade mudou para "colaborador", no sentido de que é necessária uma troca benéfica mútua entre empresa e pessoa. Já hoje, vejo que estamos na transição do olhar do "colaborador" para a "pessoa". Independente de qualquer relação de trabalho, e antes de mais nada, estamos lidando com pessoas. E é a partir desta perspectiva e olhar holístico sobre as pessoas que transformamos o antigo departamento de recursos humanos para a nova área de People eXperience e estamos desenvolvendo nossos programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), de bem estar, e outros, na Trimble.

Estamos entrando em mais um mês de março, no qual o protagonismo feminino é celebrado e compartilhamos algumas propostas para reconhecer e incentivar a participação de mulheres tanto nas áreas de tecnologia quanto em cargos de liderança.

Fundada em 1978 e sediada em Sunnyvale, Califórnia (EUA), a Trimble emprega hoje mais de 12 mil colaboradores em 40 países, sendo 30.1% mulheres na região. Presente com seus produtos no Brasil há mais de três décadas, oferece soluções para o desenvolvimento dos segmentos da agricultura, construção civil pesada, transporte e logística, aplicações geoespaciais e construções verticais.

Tendo em vista que as áreas de negócios em que atuamos ainda são bastante tradicionais, procuramos ser mais intencionais em como praticamos DEI em nossa cultura e envolvimento com a comunidade. Um dos primeiros passos para reforçamos nossa estratégia, foi instituir redes de apoio a profissionais mulheres, negros, cuidadores, PcDs e comunidade LGBTQIAP+. Há uma equipe que lidera a estratégia DEI global e, regionalmente, o Comitê DEI reúne colaboradores engajados no tema e organizados em grupos de trabalho para promover e apoiar ações locais específicas para cada um de nossos pilares orientadores (diversidade, equidade, inclusão e social).

No Brasil, nossa meta é representar melhor a sociedade, elevando a diversidade, a equidade e a inclusão em todos os níveis. Para alcançar esse propósito, é necessário, antes de tudo, compreender cada conceito desta tríade e enxergar que cada pilar exige uma abordagem diferente.

Para diminuir as desigualdades de carreira, equilibramos ações internas e externas, então, firmamos parcerias com entidades que objetivam empoderar mulheres a trabalharem na área da tecnologia. O Programa de Estágio Trimble 2022 também foi planejado para elevar a participação feminina em nosso quadro funcional. E lançamos uma Trilha de Desenvolvimento de Liderança Feminina para fortalecer ainda mais a diversidade de gênero nos cargos de gestão.

Dentre as ações para o Mês da Mulher, preparamos uma programação especial e ampla que abordará temas como síndrome da impostora, local de trabalho livre de assédio e vieses inconscientes. Também incentivamos que as colegas mulheres sejam reconhecidas em nossa plataforma interna de reconhecimento de profissionais que se destacam por praticar os valores Trimble.

Ciente de que a inclusão passa pela linguagem e de que muitas palavras e jargões técnicos habituais não são inclusivos devido às suas origens ou associações, nosso Comitê de DEI desenvolveu um Dicionário de Expressões. Esse é um recurso a mais para avançarmos nossa jornada de aprendizado e nos tornarmos mais conscientes sobre o vocabulário que usamos.

Nossos gestores exercem um importante papel no desenvolvimento de uma cultura organizacional diversa, equitativa e inclusiva e se comprometem a fazer mudanças sustentáveis, pois acreditamos que com a inclusão, temos força; com maior diversidade, representamos melhor as comunidades onde atuamos e com o pertencimento, nos sentimos vistos por quem somos.

Sabemos que a perspectiva DEI é também o caminho para inovação e maior realização e motivação das nossas pessoas.

Nossa experiência mostra que a partir das práticas que promovem conhecimento e reflexões sobre DEI no contexto empresarial podemos avançar em nossa jornada. Essa é uma ferramenta poderosa de transformação.

*Carla Poskus é Gerente Sr Regional de People Experience na Trimble Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar