Brasil,

Arte no ritmo da inclusão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Projetos UFRJ
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Segundo Sarau Um Novo Olhar estreia em 17/3, às 18h, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Apresentação reúne artistas com deficiência e vídeo conta com interpretação em libras, audiodescrição e legendagem. Projeto é uma parceria da Funarte com a UFRJ.

Do alto para baixo, no sentido horário: Palhaço Surddy (foto e desenho), Pife da Inclusão (em duas imagens), Nayuda, Gabriel Cheib, novamente o palhaço Surddy e Billy Saga em montagem de Walda Marques com fotos de divulgação.

Poesia, música e arte circense entram em cena em formato acessível no 2º Sarau do Um Novo Olhar. Desta vez, o time de atrações é formado por Billy Saga (rapper, São Paulo, SP), Gabriel Cheib (cantor, São Paulo, SP), Nayuda (poetisa, Brasília, DF), Surddy (palhaço, Olinda, PE) e Pife da Inclusão (banda, Caruaru, PE). O evento faz parte de se uma série de apresentações de diversas áreas artísticas, com artistas com deficiência de vários estados do Brasil. O vídeo, com interpretação em libras, audiodescrição e legendagem, vai ao ar no dia 17/3, às 18h, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Projeto é uma parceria da Fundação Nacional de Artes - Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Quem são os artistas

Billy Saga é responsável pela área de Diversidade e Inclusão da Claro, presidente da ONG Movimento SuperAção, idealizador do projeto "Sem rampa, calçada é muro", em parceria com a Agência Havas+, que faturou bronze em Cannes em 2019, é MC e pai da Emilia. Com uma trajetória de duas décadas de dedicação ao rap e ao ativismo social, o músico cadeirante é considerado, atualmente, um dos mais autênticos e combativos rappers a abordar – nas entrelinhas de suas músicas com temas diversos – o direito das pessoas com deficiência. As letras de Saga trazem à tona o tema da resistência, com a reflexão sobre o combate à exclusão social, historicamente ressaltada pelo racismo, capacitismo, preconceito e violência dos grupos subalternizados.

Gabriel Cheib é um cantor de 11 anos de idade cujo sonho maior é cantar no The Voice Kids Brasil. Em Julho de 2019, revelou esse sonho para seu pai, e, desde então, eles têm treinado e praticado bastante. O resultado é uma grande legião de fãs que começaram a sonhar juntos o sonho do Gabriel. Ele criou um canal no Youtube e, a partir daí, seus vídeos comovem as pessoas nas redes sociais, trazendo uma grande torcida para ver esse sonho se concretizar.

Nayara Silva, mais conhecida como Nayuda, é arte-educadora, poeta surda e consultora de tradução de Libras. Participa do Slam do Corpo e de outros saraus e batalhas de poesia como slammer e poeta. É também MC, mãe, performer, cofundadora do grupo RamariaS e contadora de histórias no gRUPO êBA! É ainda produtora e idealizadora de projetos para comunidades surda e escritora.

Igor Rocha é o palhaço Surddy, ator e professor de Língua Brasileira de Sinais na Universadidade Estadual de Alagoas - UNEAL. É especialista em Educação de Surdos, licenciado em Letras-Libras milita com a comunidade surda no campo da cultura, da arte e da educação. Além de artista surdo, é consultor de Libras em espetáculos cênicos e filmes pela VouVer Acessibilidade, Apoia a campanha Legenda para Quem Não Ouve Mas se Emociona e Embaixador de Hand Talk.

Estabelecida em Caruaru a Banda de Pífanos Pife da Inclusão foi fundada em 2017 por integrantes da Paraquadrilha. A diversidade de sons em uma única banda composta por pífanos e percussão chamou a atenção dos ouvintes. O Pife da Inclusão tem por objetivo demonstrar a valorização nas crenças e raízes, difundindo uma cultura de inclusão, buscando sensibilizar o público de modo a receber positivamente as pessoas com deficiência, inserindo a comunidade e a família a contribuir para o combate ao preconceito, a discriminação e exclusão social.

O Pife Brasileiro, mais conhecido regionalmente como Pífano, é uma adaptação nativa, com influência indígena, das flautas populares europeias. Feita de taboca como as flautas indígenas, o pife brasileiro é utilizado pelos caboclos nordestinos para cerimônias religiosas e festas, eles consideram como sendo uma criação do Mestiço Brasileiro, pois devido sua criatividade musical adaptou o instrumental, dando uma forma típica pela qual é conhecida no Folclore Brasileiro.

Sobre o projeto Um Novo Olhar

Desenvolvido conjuntamente pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, como parte do programa Arte de Toda Gente, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; e com uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

Serviço:

Segundo Sarau Um Novo Olhar

Quando: vídeo liberado em 17 de março se 2022, às 18h

Disponível no pelo Arte de Toda Gente, no Youtube-www.youtube.com/artedetodagente

Acessibilidade: vídeo com libras, audiodescrição e legendagem.

Atividades, ações e mais informações sobre o projeto no site www.umnovoolhar.art.br

Realização:

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre editais e outros programas da Funarte: www.funarte.gov.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar