Irani é finalista do Prêmio Nacional de Inovação
Companhia concorreu a premiação na categoria Inovação em Sustentabilidade e modalidade Grandes Empresas
Sérgio Ribas, diretor-presidente da companhia, participou da cerimônia de premiação do PNI
A Irani Papel e Embalagem S.A., uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, foi indicada pela primeira vez como finalista do Prêmio Nacional de Inovação, na categoria Inovação em Sustentabilidade. Considerado um dos principais prêmios de inovação do país, o PNI é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação, o MEI, realizado pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae.
Ao todo, 2.173 instituições se inscreveram, sendo que somente 44 entidades foram apontadas como finalistas e participaram da cerimônia de premiação, realizada nesta terça-feira (8), na abertura do 9° Congresso Brasileiro de Inovação. O PNI tem como objetivo reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações e nos Ecossistemas de Inovação atuantes, além de estabelecer um processo de autodiagnostico capaz de permitir a melhora no desempenho das organizações e dos Ecossistemas.
“Para a Irani foi um motivo de satisfação ter sido indicada ao Prêmio Nacional de Inovação, pois indica que estamos avançando em nossas práticas, graças ao esforço, investimento e dedicação de toda a área de inovação da companhia. E a alegria é ainda maior por termos sido indicados na categoria Inovação em Sustentabilidade, princípio que está atrelado a nossa história e faz parte do nosso modelo de negócio”, afirma Sérgio Ribas, diretor-presidente da companhia.
O executivo destaca que entre as ações desenvolvidas pela companhia na área está a estrutura dedicada ao investimento e aceleração de startups com soluções voltadas ao meio ambiente, economia circular e inovação social, por meio de um veículo de Corporate Venture Capital, a Irani Ventures. Lançada em 2021 com investimento inicial de R$ 10 milhões, o CVC foi um passo importante de inovação e complementar ao Irani Labs, o programa de inovação aberta da companhia para conexão com startups.
Outras iniciativas desenvolvidas pela companhia, que contribuíram para a Irani alcançar destaque no PNI, foram a redução dos impactos ambientais, a otimização no desempenho operacional, como o desenvolvimento da Economia Circular, ao reutilizar e reciclar matérias-primas e resíduos em sua produção, e o MDL (Mecanismos de Desenvolvimento Limpo), que contribui com a redução da emissão de metano, gás de efeito estufa (GEE).
O desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras também foram evidenciadas no processo do prêmio. Entre elas, a linha antimicrobiana Irani, a primeira linha antimicrobiana desenvolvida no país. Criada em 2021 para ser aplicado no papel utilizado na produção de caixas e chapas de papelão ondulado, o produto que agora está disponível também em bobinas de papel, tem como objetivo oferecer proteção contra a transmissão de fungos, bactérias e vírus, garantindo assim mais higiene e saúde.
Sobre o Prêmio Nacional de Inovação
A premiação é voltada para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviço ou agronegócio. A metodologia de avaliação do PNI segue um padrão internacional e foi atualizada conforme as novas diretrizes da quarta edição do Manual de Oslo. As instituições inscritas passaram por quatro etapas: avaliação e validação virtual, visita técnica de bancas de juízes e a seleção das finalistas e vencedoras.
As empresas concorreram em quatro categorias: Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação, além de um destaque para o reconhecimento de práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Os Ecossistemas de Inovação foram reconhecidos pelo seu nível de maturidade, nas modalidades: estágio inicial, em desenvolvimento e consolidado.
Sobre a Irani
Fundada em 1941 e controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da Região Sul do País, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens de papelão ondulado no Brasil, além de ser referência no setor de papel para embalagens (rígidas e flexíveis). Com produção integrada, florestas próprias, energia autogerada e máquinas e equipamentos constantemente atualizados, a Irani produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, resinas de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade e competitividade. A Irani possui 5 unidades produtivas: duas em Vargem Bonita (SC), uma em Santa Luzia (MG), uma em Indaiatuba (SP) e uma em Balneário Pinhal (RS), além de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), e conta com mais de 2.200 colaboradores.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário