Brasil,

Com crescimento de delivery na pandemia, mercado de gastronomia segue aquecido e busca mão de obra qualificada

Com a pandemia causada pela Covid-19, os pedidos de refeições pela internet ou por aplicativos cresceram, resultando em um grande crescimento no mercado de gastronomia. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), apenas no primeiro trimestre de 2021 o setor de alimentação cresceu 184,2%. De acordo com o coordenador do curso de Gastronomia do Centro Universitário Fametro (Unifametro), Fabio de Lucca, o mercado gastronômico ainda está bastante aquecido. “Com a retomada da economia, a tendência é que muitos restaurantes continuem abrindo e o delivery cresça cada vez mais”, explica.

Para Fábio, no entanto, o mercado está escasso de mão de obra qualificada. “As empresas estão necessitando de profissionais capacitados para trabalhos e funções específicas. Logo, é de suma importância que os cursos superiores busquem se adaptar às novas necessidades e saibam olhar para o mercado de trabalho e analisar quais as competências e habilidades que os alunos estão precisando”, ressalta o coordenador, que complementa: “É primordial preparar o aluno com muito mais eficiência para ele ser bem posicionado”.

Sobre o curso de Gastronomia na Unifametro

Na Unifametro, o estudante de Gastronomia conta com uma estrutura completa e docentes qualificados. Além destes diferenciais, há a matriz curricular por competências, onde o aluno tem acesso às trilhas de conhecimento, conhecidas como um conjunto de atividades e tarefas com o objetivo de trabalhar uma competência ou habilidade específica. “Com a nova matriz, o curso de Gastronomia abriu a possibilidade para que uma pessoa externa possa cursar competências específicas, não como curso superior, mas como extensão universitária ou curso livre. Por exemplo, dentro das competências que um confeiteiro precisa, essa pessoa pode se matricular exclusivamente nas disciplinas de confeitaria ou em alguma disciplina específica do curso, seja para buscar habilidades ou competências. Na matriz antiga, nós atendíamos o catálogo nacional, ou seja, o que o Ministério da Educação (MEC) determina que um curso deve contemplar para a formação do egresso. Na matriz por competência, fizemos uma junção do que o MEC solicita e também a leitura do que o mercado necessita”, explica o coordenador do Gastronomia.

Com nota 4 na avaliação do MEC (de 1 a 5), o curso é ofertado no campus de Fortaleza. A estrutura curricular da graduação em Gastronomia da Unifametro objetiva qualificar profissionais em sintonia com as inovações no setor gastronômico por meio de um quadro de professores qualificados e que atuam no mercado de trabalho. O curso é ofertado na modalidade presencial, nos turnos manhã e noite, e tem duração de 4 semestres.--

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: