Brasil,

A fé da Ucrânia é o tema no Canal Angelini

Acompanhar o dia a dia da guerra na Ucrânia não tem sido fácil. O Canal Angelini traz um programa especial com Vitório Sorotiuk, Presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, que reúne 280 entidades civis e religiosas e porta-voz da comunidade ucraniana no Brasil, para falar sobre o país, sua religiosidade e sentimento nacionalista.

A Ucrânia é um país cristão, diferenciada pelo rito, com algumas características pagãs e adquiridas desde o Império Romano dos antepassados do país, como os paramentos religiosos. A maioria é cristão ortodoxo. Os grupos étnicos se dividem entre ortodoxos, seguido pelos católicos, judeus e islâmicos. O país vive liberdade religiosa.

“A Ucrânia não acredita que Deus a tenha abandonado. Temos um hino espiritual, que é cantado com o hino cívico, que pede a proteção de Deus. Aqui no sul, onde está a maior colônia de ucranianos, temos pedido de brasileiros para ir para a guerra para se dedicar aos serviços médicos, organização de socorristas como bombeiros e outros querem lutar. Temos feito diariamente oração pelos soldados russos que estão morrendo. Somos um povo muito religioso e não detonamos essa guerra e a maioria do povo russo não quer a guerra. Estamos resistindo. Reverenciamos os antepassados e sair da nossa terra é uma questão muito relevante”, conta Vitório Sorotiuk sobre a tradição dos ucranianos.

A tema dos refugiados é urgente. Já temos adesão dos estados de São Paulo e Paraná para receber os refugiados. As comunidades ucranianas no Brasil se juntaram e começaram o programa “Humanitas’ para arrecadar produtos para ser levados pelos aviões da FAB que vão resgatar brasileiros na região de guerra.

“Fui refugiado e prisioneiro político nos anos 60. Sei como é viver com passaporte das Nações Unidas. Hoje é menor o racismo e a tolerância em relação aos refugiados. O Brasil está pronto para receber o povo ucraniano. Vamos rezar pela Paz”, diz Vitório Sorotiuk.

O hino religioso da Ucrânia e a entrevista sobre a Fé na Ucrânia vai ao ar dia 10 de março no Canal Angelini pelo Youtube e Spotify.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo