Brasil,

Criança Protegida: capacitação reúne cerca de 250 gestores de Santa Catarina

Encontro on-line promovido pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) foi realizado nesta quinta-feira (3)

OMinistério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) iniciou as ações de capacitação do Programa Criança Protegida no Estado de Santa Catarina, nesta quinta-feira (3). No total, cerca de 250 gestores estaduais e municipais participaram do encontro on-line. A iniciativa é voltada para profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e envolve a sociedade civil e agentes públicos que atuam na área.

A parceria com Santa Catarina é resultado de um termo de cooperação assinado entre a Pasta e o governo estadual em 2019. Paraná e Amazonas também já aderiram à ação. O Programa Criança Protegida oferece aos Estados formação e capacitação dos profissionais do SGDCA. A formação tem carga horária total de 32h. Ao final do curso, os participantes receberão o certificado de conclusão.

O objetivo é fortalecer o Sistema e aprimorar o atendimento, a assistência e a proteção da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, como estabelecido na Lei da Escuta Protegida.

“É uma oportunidade para os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos se capacitarem, mas também para o Estado possibilitar um melhor atendimento às crianças vítimas de violência e de abusos. Com os gestores mais bem preparados poderemos garantir ainda mais a proteção dos direitos das crianças e adolescentes”, apontou o secretário nacional dos direitos da criança e do adolescente do MMFDH, Maurício Cunha.

Formato

Nesta quinta-feira, foi realizada a primeira etapa da capacitação, que se estenderá ao longo do mês de março, sempre às quintas-feiras pela manhã. Dentre os temas abordados, estão a “Lei de Escuta Especializada na prática”; “Atuando em rede para a proteção de crianças e adolescentes”; “Proteção à vida e Sistema de justiça – Desafios e interfaces da proteção de crianças e adolescentes ameaçados de morte e em medida socioeducativa” e “Programas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente”. As palestras serão realizadas por especialista no tema.

Na sequência, os participantes serão estimulados a elaborar um plano de ação simplificado, em modelo a ser disponibilizado pelo MMFDH, apontando possibilidades de aplicação. Na segunda etapa, a formação será presencial, voltada para a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Participantes

Os participantes são operadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente que atuam na Rede de Atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Educacional, Rede Socioassistencial, Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, Polícias Militares do Batalhão Escolar, Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, Unidades de Acolhimento Institucional, Vara da Infância e Juventude, unidades socioeducativas e unidades para cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo