Brasil,

ABES-SP alerta para o uso racional da água e o aumento na geração de resíduos nas cidades litorâneas no feriado de Carnaval

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Rogers
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Medidas simples no dia a dia como tomar banhos curtos, não lavar calçadas e carros são exemplos de economia no consumo diário que fazem grande diferença na gestão hídrica dos municípios. A destinação adequada do resíduo garante a gestão adequada e evita o acúmulo de lixo em locais impróprios, inclusive nas praias.

Apesar do Carnaval ter sido cancelado em muitas cidades, a população deverá aproveitar o feriado prolongado para viajar. A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo – ABES-SP alerta para o significativo aumento nos consumos de água e de produção de resíduos decorrentes do crescimento do fluxo de pessoas em direção ao litoral paulista neste período.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), entidade com mais de meio século de atuação pelo saneamento, meio ambiente e recursos hídricos no Brasil, alerta para o significativo aumento nos consumos de água e de produção de resíduos decorrentes do crescimento do fluxo de pessoas em direção ao litoral paulista no feriado de Carnaval.

“Os sistemas de distribuição de água, que atendem adequadamente às pessoas durante todo o ano, podem ficar sobrecarregados se as pessoas não fizerem o uso racional da água. Medidas simples no dia a dia podem garantir o uso consciente da água: tomar banhos curtos, não lavar calçadas e carros, fechar a torneira ao lavar a louça e ao escovar os dentes são exemplos de economia no consumo diário que fazem grande diferença na gestão hídrica dos municípios, em especial em dias de maior demanda.”, explica Olivia Pompeu de Mendonça Coelho, presidente da Subseção Litoral da ABES – SP.

De acordo com a especialista, somente na Baixada Santista, o volume médio de água produzido no ano é de 24 milhões de m³ ao ano para atender cerca de 560 mil ligações de água. Medidas simples no dia a dia podem garantir o uso consciente da água: tomar banhos curtos, não lavar calçadas e carros, fechar a torneira ao lavar a louça e ao escovar os dentes são exemplos de economia no consumo diário que fazem grande diferença na gestão hídrica dos municípios, em especial em dias de maior demanda.

“A atenção à obrigatoriedade da caixa d’água também é de extrema importância, uma vez que previne falta d’água durante eventual variação na pressão, seja no período de maior consumo ou para manutenções por parte da concessionária. A reserva interna dos domicílios deve ser capaz de suprir o consumo dos ocupantes por, ao menos, 24 horas independente do sistema público de abastecimento’, salienta a engenheira.

“O aumento na geração de lixo nesta época do ano também traz grande impacto negativo às cidades litorâneas. A destinação adequada do resíduo garante a gestão adequada do mesmo e evita o acúmulo em locais impróprios – que podem propagar doenças – e o encaminhamento dos resíduos nos sistemas de drenagem de águas pluviais, uma vez que latinhas, garrafas e adereços característicos deste feriado acabam por desaguar nas praias”, orienta a especialista .

Olivia ressalta ainda que aliado ao comportamento consciente por parte da população, é igualmente importante a adoção de políticas públicas diferenciadas para essa época do ano, por meio do reforço de equipes de manutenção e fiscalização, bem como planos de contingenciamento: “A ABES – Subseção Litoral apoia e incentiva o comportamento sustentável através da preservação ambiental e desenvolvimento social. É dever de todos o consumo consciente e responsável. Faça a sua parte”.

Sobre a ABES

Com 55 anos de atuação, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é uma associação com fins não econômicos, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor.

A força da ABES está em seus associados.

A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

É a Associação brasileira que reúne a diversidade de profissionais e organizações do setor: empresas públicas e privadas, governos, prestadores de serviços, fornecedores, universidades e profissionais de diversas faixas etárias e várias áreas relacionadas ao saneamento, além da engenharia.

ABES, há 55 anos trabalhando pelo saneamento e pela qualidade de vida dos brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar