Brasil,

Como a autoclave influencia na qualidade do arroz parboilizado?

Crédito da Foto Catarina Bortolotto Crédito da Foto Catarina Bortolotto

O equipamento gelatiniza o amido presente no cereal e faz com que os sais minerais, vitaminas, proteínas e demais componentes presentes dentro da casca se fixem no grão

Até chegar nas prateleiras dos supermercados, o arroz parboilizado passa por inúmeros processos dentro da indústria. A Kiarroz – marca mais antiga e tradicional da Fumacense Alimentos – utiliza o sistema de autoclave durante a etapa de beneficiamento, uma tecnologia que intensifica o valor nutricional do grão e gelatiniza o amido presente no cereal. Assim, consegue oferecer aos consumidores o alimento em sua forma original e sem quebras.

Após passar – em média – oito horas imerso na água à 70ºC, o cereal ainda na casca é colocado na autoclave, onde acontece a pressurização com vapor. “Ao passar por esse equipamento, todos os sais minerais, vitaminas, proteínas e demais componentes que se soltaram do cereal na parte do encharcamento são fixados a ele novamente”, explica o coordenador da Central Usina Termelétrica da Fumacense Alimentos, Lucas Tezza.

Valor nutricional

É por conta desse maquinário que o valor nutricional do grão aumenta e os grãos que apresentam quebras superficiais ou estão propícios a se desintegrar se unem novamente. “A autoclave é fundamental para que se tenha o arroz parboilizado que todos conhecem. É a partir desse tratamento hidrotérmico que o sabor fica intensificado”, afirma Tezza.

Tecnicamente falando, a denominação dessa versão do grão remete justamente à essa fase do processo industrial. O termo provém do inglês “parboiled” e, em uma adaptação para o português, quer dizer parcialmente tratado no vapor: exatamente o que acontece quando o cereal passa pela autoclave.

Inúmeros benefícios

E os benefícios só aumentam: ao optar pela autoclave ao invés da estufa, o grau de umidade do arroz é mantido. Além disso, conforme Tezza, se tem um efeito positivo de pasteurização, uma vez que elimina todos os microrganismos e inativa as enzimas. Tudo isso, sem que o grão fique com qualquer cheiro ou gosto de fumaça.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo