Adegas em aptos pequenos: arquitetas mostram que o amor pelos vinhos pode compor o décor em diferentes propostas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leonardo Sandoval
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Cada vez mais conquistando adeptos no Brasil, as adegas vêm ganhando espaço nas residências. E engana-se quem considera que o investimento é realizado apenas em aptos grandes: pequenos cantinhos podem receber os eletrodomésticos. Nessa cozinha executada pelo escritório Oliva Arquitetura, a marcenaria planejada embutiu o item dos moradores | Foto: Julia Ribeiro Cada vez mais conquistando adeptos no Brasil, as adegas vêm ganhando espaço nas residências. E engana-se quem considera que o investimento é realizado apenas em aptos grandes: pequenos cantinhos podem receber os eletrodomésticos. Nessa cozinha executada pelo escritório Oliva Arquitetura, a marcenaria planejada embutiu o item dos moradores | Foto: Julia Ribeiro

Nichos para armazenar os rótulos ou um pequeno vão para encaixar a adega climatizada podem compor a cozinha, sala de estar, varanda ou até mesmo o home office

Sendo uma das bebidas mais populares do mundo, o vinho está presente em diversos países e culturas, conquistando muitos admiradores. Quem é um bom apreciador da bebida, sabe que há uma demanda por cuidados no armazenamento das garrafas. Tudo isso para que, ao degustar, aprecie-se as melhores características de cada rótulo.

Com isso, o lugar ideal para guardá-las é em uma adega, porém nem todas as residências dispõem de espaços grandes para inserir esse móvel ou eletrodoméstico. Todavia, com um pouco de planejamento, é possível sim contar com uma pequena adega em casa.

“Existem modelos de adegas bem pequenas, que são climatizadas e comportam até oito garrafas. Geralmente são bem finas e baixas, assim conseguimos acoplar em algum móvel na cozinha, na copa ou sala de jantar, através de um planejamento bem executado”, comenta arquiteta Fernanda Mendonça, sócia de Bianca Atalla no escritório Oliva Arquitetura. Ainda segundo a profissional, no caso das adegas secas, o vinho não precisa de tanto espaço para ser armazenado: um pequeno vão de 10 x 10 cm é suficiente para receber uma garrafa. Um bom projeto de marcenaria possibilita que o morador possa ter um local adequado para colocar os rótulos.

Como escolher a adega para espaços pequenos

Neste projeto das arquitetas do escritório Oliva Arquitetura, a adega está localizada entre a sala de jantar e a cozinha, que é um espaço super prático para o uso do cliente. No local, é possível encontrar a adega climatizada, que é utilizada para aos vinhos especiais e a adega seca que serve para compor um desenho agradável da marcenaria e armazenar os rótulos mais simples | Foto: Renan Soares

A escolha da adega vai depender da área livre do local para que seja instalada, além da quantidade de vinho que o morador deseja estocar. Para locais com metragem reduzida, é possível adotar modelos que são comercializados por marcas conhecidas, já que pelo seu tamanho se tornam boas opções, pois geralmente são pequenas e acabam adequando-se ao ambiente desejado. No caso das adegas secas, que não possuem nenhum tipo de tecnologia, pode ser adaptado ao tamanho desejado através de uma marcenaria bem pensada.

Locais para adega

O morador deste apartamento é um grande apreciador de vinho. Por conta disso, foi necessária a instalação de uma adega maior, onde o ponto de partida da marcenaria foi baseado no posicionamento do eletrodoméstico. | Foto: Julia Ribeiro

Ao comprar ou montar uma adega, pode surgir a dúvida de onde colocá-la. Geralmente, elas ficam posicionadas em ambientes como sala de jantar, sala de estar e cozinhas, porém a decisão deve ser efetivada levando em consideração o ambiente em que o morador pretende degustar a bebida. “Se a escolha for a varanda, é preciso se atentar à incidência de sol, que pode causar problemas no funcionamento da adega climatizada, como certamente danificará o conteúdo das garrafas”, alerta Fernanda. Outro detalhe importante, que deve ser levado em consideração, é a presença de uma tomada próxima ao local de instalação, já que é comum posicionar o aparelho debaixo de aparadores e em buffets feitos sob medida, por exemplo.

Uma boa maneira de driblar a falta de espaço é embutir a adega em mobiliário feito sob medida, uma solução que não compromete a mobilidade do ambiente. Móveis que exercem a função de divisão, como por exemplo um aparador, têm dimensões suficientes para comportar uma adega. Mas, se não tiver como investir em móveis planejados, a adega pode ficar embaixo de um mobiliário.

Adega no décor

No apartamento de 35m², Bianca e Fernanda conseguiram inserir uma adega mesmo com a limitação de espaço no dormitório. As profissionais aproveitaram a lateral da bancada de home office para desenvolver o espaço de armazenamento das bebidas, assim aproveitando cada cantinho atendendo as necessidades do morador. Hobby e trabalho dividem o mesmo espaço com a solução determinada pelas arquitetas | Foto: Julia Ribeiro

Adega personalizada

Localizada na cozinha, a adega ganhou espaço em um local com iluminação diferenciada, forma elegante e um clima agradável. Por ser um lugar gostoso de estar, esse é um dos ambientes que a moradora mais curte na casa. | Foto: Julia Ribeiro

Adega personalizadas também são boas opções para espaços pequenos. As secas podem ser trabalhadas com muita liberdade, abrindo frente para trabalhar desenhos customizado e que atendam às preferências do morador e o seu acervo de garrafas. Já as adegas climatizadas sob medida exigem uma certa análise no local onde será inserida, pois é acompanhada por uma infraestrutura de equipamentos que servem para manter o clima ideal e conservação dos vinhos. “Ela é super bem-vinda em ambientes pequenos e é muito prática. Porém, esse tipo de adega tem todo um sistema de refrigeração que ocupa um certo espaço. Então, se for ter uma adega personalizada climatizada, é preciso um pouquinho mais de espaço por conta dessa infraestrutura”, finalizam as arquitetas do Oliva Arquitetura.

Sobre a Oliva Arquitetura:

À primeira vista, quem observa a dupla formada por Bianca Atalla e Fernanda Mendonça não imagina o extenso portfólio das experientes arquitetas. Juntas desde 2015, elas comandam o escritório Oliva Arquitetura e cuidam com carinho e dedicação desde a concepção do projeto até o acompanhamento e gerenciamento de obra. Também assinam a decoração dos ambientes, cuidando da seleção de cada item que vai ajudar a contar a história dos moradores.