Brasil,

Como empreender com franquia de delivery em 2022

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dayane Bazzo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Com o crescimento no setor de franchising no Brasil, franquias digitais de delivery podem ser uma boa opção para quem quer abrir o próprio negócio

A retomada gradual da atividade econômica vem impulsionando o mercado de franquias em todo o país. Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que o setor manteve a recuperação no terceiro trimestre de 2021 com faturamento de R$ 47,3 bilhões, um aumento de 7,8% comparado ao mesmo período de 2020. Com os modelos de microfranquias e franquias digitais, que possibilitam um investimento inicial menor e trabalho em home office, empreender sendo um franqueado pode ser interessante para quem quer ter o próprio negócio em 2022.

Desde o início da pandemia, o setor de delivery ajudou os estabelecimentos de food service, como bares e restaurantes, a manterem seus atendimentos mesmo com as restrições impostas pela crise sanitária, sobretudo através dos aplicativos que funcionam como marketplace. Com o crescimento dos serviços de entregas para setores como supermercados, farmácias, pet shops e distribuidoras de água e gás, as franquias de delivery seguem em expansão.

Para quem pretende empreender em 2022, essa pode ser uma boa opção. Henrique Krum, coordenador de expansão da Delivery Much, plataforma de delivery com foco no interior do Brasil e que atua como uma franquia digital, explica quais são as vantagens de ser um franqueado de delivery e o que é preciso para ter o próprio negócio.

Marca consolidada e suporte da franqueadora

Entre as vantagens de ser um franqueado, está o uso de uma marca já testada, reconhecida e com experiência de mercado, o que ajuda a reduzir os riscos de erros comuns para quem está iniciando na jornada de empreendedor. "A pessoa adquire uma empresa pronta, com CNPJ próprio, terá que gerenciar clientes e fazer investimentos, mas a grande diferença é que, como franqueado, ele recebe todo o suporte para colocar a operação para rodar e assistência na administração do negócio com treinamentos, consultorias, apoio no uso da plataforma, entre outros", explica Krum.

Baixo investimento e custo operacional

Outra vantagem é o valor de investimento inicial, que é mais baixo para as microfranquias — no máximo R$ 80 mil, de acordo com dados do Sebrae. Para franquias de delivery, esse valor pode ser ainda mais atrativo, principalmente em se tratando de uma franquia digital. "Como nosso foco é atender cidades do interior com até 150 mil habitantes, nossa taxa de franquia fica no máximo R$ 15 mil, dependendo do modelo de negócio e tamanho da região abrangida", diz.

Além disso, uma franquia digital costuma ter baixo custo operacional e o franqueado tem a liberdade para decidir qual estrutura adotar para gerir o negócio. Há quem opere franquia sozinho e há quem tenha estrutura física com sócios e funcionários. Geralmente, uma franquia que está no início da operação não necessita de estrutura robusta.

"Costumamos dizer que o franqueado só precisa de um computador, celular e internet para começar o negócio. Diferente de outros modelos, ele não precisa se preocupar em alugar uma sala, ter funcionários ou gerir estoques", ressalta. Porém, uma vez que se ganha espaço e representatividade no local de atuação, a tendência é que a demanda aumente e o franqueado sinta a necessidade de profissionalizar cada vez mais o serviço.

Conhecer o cliente e mercado local

Mesmo tendo uma operação majoritariamente remota, proporcionada pela franquia digital, o franqueado, principalmente em cidades do interior, precisa estudar a realidade local e conhecer seus clientes e parceiros de perto. No caso do delivery, essa proximidade é importante para que os lojistas que querem aderir ao aplicativo recebam todo o suporte necessário para operar com entregas. "Muitas vezes, não é fácil quebrar a barreira do digital no interior e a presença do empreendedor local acaba facilitando a implementação dessa tecnologia, pois geralmente ele conhece a realidade e fala o sotaque da região".

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar