Brasil,

Dark Store pode acelerar as entregas de produtos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bayer, Campos Comunicação
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Um dos fenômenos da logística de entrega de produtos, a Dark Store se caracteriza como um local específico para o armazenamento, catalogação e entrega de mercadorias compradas online. Essa nova onda reflete o aumento de vendas na internet. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2020 mais de 20 milhões de novos consumidores compraram algo pela web.

Esse é um reflexo do dia a dia da pandemia, onde cada vez mais os clientes optam por um serviço de entrega em casa. Mas não apenas a entrega em domicílio é primordial. Ela precisa ser rápida, de preferência no mesmo dia da compra. Assim, as empresas têm apostado mais na Dark Store, mesmo não sendo um modelo tão comum no Brasil ainda.

Trata-se de um espaço exclusivo para a catalogação, armazenamento, separação e envio de produtos comercializados no âmbito da web. Esse armazém fica numa parte bem localizada em grandes centros urbanos, facilitando o processo para receber um pedido ou ir buscar, se for o caso. Essa é uma das vantagens da Dark Store. Diferente de outros centros de distribuição, a localidade acelera o processo de retirada e envio. Afinal, ao desenvolvê-la, os empresários já possuem a noção dos hábitos de consumo dos residentes, facilitando toda a logística.

O responsável pela tecnologia usada na SHL Fulfillment, Alexandre Schnorr, cita que a Dark Store ajudará no processo da logística pois, diferentemente dos grandes centros de distribuições, que são mais afastados da área urbana, a Dark Store é estrategicamente mais centralizada, facilitando o processo de entrega ao consumidor final, ficando mais barato para as distribuidoras com fretes mais curtos.

Apesar de pouco conhecida no Brasil, esse hub não é novidade no mundo. Multinacionais como Walmart, Target e até mesmo o Carrefour utilizam o sistema. Além do mais, a nomenclatura varia conforme local, também sendo conhecida como minicentro de distribuição urbano, micro-fulfillment center ou hyper local fulfillment center.

Dark Store ajuda nas entregas

A localização é a primeira vantagem, pois a entrega chegará bem rápido ao cliente. Com isso, o sistema promete deixar para trás situações comuns no dia a dia de E-commerce, como envios errados ou até mesmo mercadoria extraviada. “Isso porque ter uma Dark Store significa melhorar o sistema de logística do negócio, facilitando o processo de compras e descomplicando toda a parte de armazenamento. Assim, o empresário consegue processar um grande número de pedidos e enviar rapidamente”, destaca Schnorr.

Escolher mudar para a Dark Store pode reduzir os custos de se ter uma loja física. Esse sistema não exige o mesmo planejamento de um estabelecimento normal e os custos de construção são significativamente menores. “Hoje o consumidor está cada vez mais exigente com relação a prazo de entrega, a Dark Store veio para facilitar o processo e ser um ‘agente comercial’, pois quem está melhor localizado consegue ter um prazo de entrega menor e um SLA mais alto. Os Sellers que têm mais de um centro de distribuição conseguem optar entre um e outro para ser mais fácil, barato e rentável a entrega ao seu destino”, aponta o representante da SHL Fulfillment.

Cada vez mais são desenvolvidas tecnologias para melhorar a logística dos negócios e evitar problemas na hora de enviar produtos. Essa busca pela modernização constante em seus processos faz parte da SHL Fulfillment desde sua inauguração, em 2005. “A Dark Store pode ser utilizada por qualquer empresa de pequeno a grande porte, desde que ela tenha uma demanda logística na qual não consiga mais operar sozinha, com isso, poderá atender da melhor maneira todos os seus clientes”, finaliza Alexandre.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo