Brasil,

Emissão de vistos americanos a brasileiros cresce mais de 5.000% em um ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Felipe Alexandre
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Retorno dos serviços consulares e reabertura das fronteiras em novembro fazem os dois últimos meses de 2021 concentrarem 71%¨dos vistos emitidos no ano; visto de turismo é o mais popular entre os brasileiros, com 71 mil emissões (ou 64% do total)

A emissão de vistos americanos disparou de forma exponencial ao longo do ano passado, conforme os Estados Unidos abriam suas fronteiras e liberavam os serviços consulares. Enquanto em janeiro de 2021 haviam sido autorizados apenas 995 vistos para brasileiros, esse número explodiu para 50.794 em dezembro, de acordo com um levantamento realizado pelo escritório de advocacia AG Immigration a partir de dados públicos do Departamento de Estado. O crescimento foi de 5.004% no período.

“Houve uma demanda bastante represada durante praticamente o ano todo, em razão das restrições adotadas pelos Estados Unidos para conter a expansão da Covid-19 no país, o que incluiu barrar a entrada de viajantes internacionais”, explica o advogado especializado em imigração e sócio-fundador da AG Immigration, Felipe Alexandre.

“Com a queda nos casos de Covid-19 nos EUA, tudo indica que a situação continuará normalizada e não estão previstas novas interrupções nos serviços dos consulados ou das autoridades imigratórias americanas. No entanto, essa é uma preocupação constante do governo”, complementa o especialista, que vive nos Estados Unidos.

No Brasil, os consulados ficaram fechados ou com grande parte de seus serviços suspensos durante quase o ano todo. A normalização das atividades aconteceu apenas na segunda semana de novembro, criando uma corrida pelos vistos e uma liberação em massa de pedidos que estavam aguardando análise. Não à toa, os vistos concedidos nos dois últimos meses de 2021 representam 71,83% dos 113.123 documentos expedidos no ano inteiro.

Vistos mais populares

Os vistos não-imigrantes, ou seja, aqueles que não concedem a residência permanente (green card), permitindo que o portador fique apenas por alguns meses ou poucos anos no país, são a maioria das autorizações de entrada dadas aos brasileiros, com 108.635 emissões (ou 96,03% do total).

O mais popular é o visto de turismo e negócios (B1/B2), com 71.661 emissões (63,34%). Curiosamente, pouco mais de 67 mil desses vistos foram deferidos somente em novembro e dezembro, após a reabertura das fronteiras. Em janeiro, por exemplo, foram apenas 82.

Outros vistos bastante emitidos para brasileiros em 2021 foram o F-1 (9.949) e o J-1 (6.667), destinados a estudo e intercâmbio nos EUA. Também completam o ranking o L-2 (3.528) e o L-1 (2.770): enquanto este é destinado para executivos brasileiros que se transferem para filiais localizadas na América do Norte, o primeiro é destinado para seus cônjuges e filhos.

Vistos migratórios

De acordo com a legislação americana, um visto de imigrante é aquele emitido para um estrangeiro que pretende viver e trabalhar permanentemente nos Estados Unidos. Por isso, é concedido junto com o green card.

Na maioria dos casos, tratam-se de vistos patrocinados por parentes que já são cidadãos americanos ou, então, por empregadores do país em busca de mão de obra estrangeira. Algumas categorias, porém, como aquelas destinadas a trabalhadores com habilidades extraordinárias, investidores e certos imigrantes especiais, podem conceder o visto sem a necessidade de que o aplicante tenha um um fiador.

No Brasil, 56,95% dos vistos de imigração emitidos em 2021 foram do tipo familiar – os vistos IR. Foram 1.100 vistos IR-1, categoria destinada a cônjuges de cidadãos americanos (brasileiros que de alguma maneira se naturalizaram); 903 vistos IR-5, para pais de cidadãos dos EUA; e 553 IR-2, voltado para os filhos de pessoas que têm a cidadania americana.

“Os números demonstram um pouco da dinâmica da imigração brasileira para os Estados Unidos: a pessoa muitas vezes vai sozinha e, assim que tem a oportunidade, leva o restante da família para morar junto com ela no país”, comenta o advogado de imigração e fundador da AG Immigration.

Também aparece entre os vistos imigratórios mais dados a brasileiros em 2021, o FX. Com 338 emissões, eles são similares aos vistos IR, mas em vez de parentes de cidadãos americanos, são expedidos a familiares de residentes permanentes. A residência permanência, que é quando o indivíduo estrangeiro já tem o green card, é o passo anterior à cidadania.

Por fim, também se destaca o E-2, emitido para nações que integram um tratado comercial específico com os Estados Unidos. Com o visto, essas pessoas podem empreender e investir em solo americano e obter o green card. Ainda que o Brasil não faça parte desse acordo comercial, é comum que brasileiros com dupla cidadania (japonesa, taiwanesa ou europeia, por exemplo) solicitem o visto.

Sobre Felipe Alexandre - Advogado de imigração

O Dr. Felipe Alexandre, fundador da AG Immigration é referência internacional em assuntos ligados a imigração, vistos e green cards. Figura há 5 anos como um dos 10 melhores advogados de imigração do Estado de Nova York, prêmio concedido pelo “American Institute of Legal Counsel”. Considerado, em 2021, um dos 10 principais advogados da Califórnia, em votação da revista jurídica “Attorney & Practice Magazine”, e reconhecido pela “Super Lawyers (Thomas Reuters)” como referência no campo das leis imigratórias dos EUA. Nascido no Brasil, mudou-se para os Estados Unidos ainda criança. Tem dedicado sua carreira à comunidade estrangeira que busca viver legalmente no país.

Sobre a AG Immigration

A AG Immigration é um dos principais escritórios de advocacia imigratória dos Estados Unidos, auxiliando brasileiros e cidadãos do mundo todo no processo de obtenção de vistos americanos, como EB-1, EB-2, EB-3 e o green card, entre tantos outros. É fundada pelo consultor de negócios Rodrigo Costa e pelo advogado de imigração brasileiro/americano Felipe Alexandre.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar