Brasil,

Efeito Jade Picon: erros em químicas capilares viraram o assunto do momento sobre a sister

Tricologista aponta importância do uso de produtos adequados para a saúde dos fios

Quando a rede Globo está para anunciar a lista dos próximos brothers a integrarem a casa mais vigiada do Brasil, há dois lados na história: o público, que não perde nenhuma notícia sobre o assunto, e os escolhidos a serem confinados, que já estão se preparando há algum tempo.

E é justamente por se programarem, mesmo que ‘em off’, sem o público saber, é que todos devem tomar certos cuidados – principalmente no que diz respeito à aparência, já que praticamente todos eles trabalham com seu visual. O caso do momento ilustra perfeitamente esse tema: os cabelos da Jade Picon, que deram o que falar! Normalmente vista com os fios platinados e bem cuidados nas redes sociais, a influencer tomou uma má decisão: dias antes de ser confinada, pintou os fios numa tonalidade escura, que foge completamente do look anterior. Uma química sobre a química. O resultado não poderia ser mais catastrófico:

Antes, durante e depois de vários processos químicos sem a devida atenção. Inicialmente, a mudança não pareceu ser desastrosa. Foto: Reprodução Globo

E como tudo o que acontece lá dentro da casa vira assunto do lado de fora, com essa situação não poderia ser diferente. Tanto, que a sister, ou melhor, o estado atual de seu cabelo ganhou inúmeros memes e chegou a ser um dos assuntos mais comentados.

Segundo o médico e tricologista Dr. Ademir Carvalho Leite Júnior, a “descoloração no cabelo é uma das químicas mais prejudiciais que alguém pode fazer nos fios. Ela danifica a fibra capilar e causa um dano muito mais severo do que uma coloração. Obrigatoriamente pede cuidados diários diferentes dos que se tem com cabelos sem químicas”.

A ideia de praticidade ao colorir com um tom mais escuro era para evitar o retoque de raiz, que não poderia acontecer dentro das dependências da casa. “Sem acesso a cabeleireiros e aos tratamentos especiais necessários, ela ficou com o cabelo completamente desidratado e comprometido”, explica o profissional, que ainda acrescenta: “Na falta de um produto específico para o tipo de cabelo dela, Jade poderia até mesmo utilizar produtos indicados para fios cacheados, porque eles agiriam como restauradores e hidratantes para minimizar o impacto da química sobre a química”.

Com mais de duas décadas atuando como tricologista, Dr Ademir Junior explica que muitos médicos afirmam que produtos capilares são todos iguais, mas esse é um terrível engano. “Existem diferenças entre os produtos. Muitos profissionais da área da saúde que não acreditam que existam diferença entre os produtos, mas existem sim. E são essas diferenças que fazem produtos melhores ou piores para alguns tipos específicos de cabelo”.

O profissional ainda é categórico ao salientar as necessidades dos fios. “A falta de cuidados e do uso de produtos de hidratação, reconstrução e relipidização (reposição dos lipídios) durante o transcorrer do programa é a grande vilã por causar tamanho dano. Certamente, fora do programa, Jade teria acesso aos tratamentos e conseguiria manter o cabelo com um visual muito mais bonito, saudável e com sensorial agradável”.

Com todas essas informações, dá para “sentir” o desafio que Jade tem pela frente – e que é o mesmo desafio de muitas brasileiras que realizam processos químicos nos cabelos também. O cabelo com química precisa ser muito bem cuidado, e precisa de uma atenção muito mais especial se a química vem acompanhada de descoloração, alisamento, uso de prancha e secador.

É por isso que um aconselhamento profissional sobre uma mudança nos cabelos é muito mais importante do que simplesmente escolher um produto em uma gôndola de um supermercado ou de uma farmácia e “arriscar” um novo look.

Como profissional especializado, Dr Ademir deixa um conselho para Jade (e que pode servir para inúmeras mulheres – e fãs! – da influencer digital): “Ao sair do programa, ela deve procurar uma clínica especializada em cabelo para fazer um programa de cronograma capilar. Só ele vai ajudar a recuperar as características sensoriais que o cabelo da Jade tinha antes, como brilho, hidratação, maciez. A outra sugestão, mais radical, é o corte do cabelo. Com os fios curtos, é mais fácil começar a cuidar corretamente”, finaliza.

Dr. Ademir C. Leite Jr. (CRM 92.693): médico e tricologista. É certificado como Tricologista pela Internacional Association of Trichologists (IAT). Membro e diretor da IAT. É Diretor Científico do CAECI Educacional, Consultor de desenvolvimento de cosméticos e suplementos nutricionais, além de ser Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Autor dos Livros: “Como Vencer a Queda Capilar”, publicado em 2012 pela CAECI Editorial, “Socorro, Estou ficando careca”, publicado pela Editora MG em 2005, “Tem alguma coisa errada comigo – Como entender, diagnosticar e tratar a Síndrome dos ovários Policísticos”, publicado pela Editora MG em 2004 e “É outono para meus cabelos – Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar” – Editado pela Editora Summus, “Queda Capilar e a Ciência dos Cabelos”, de 2013, publicado pela Editora CAECI, “Reflexões sobre Psicossomática e a Queda Capilar”, em 2019, pela Editora CAECI e seu último lançamento “Temas atuais em Tricologia” lançado pela Editora CAECI.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo