Brasil,

Casca de pinus: solução para um jardim mais prático, bonito e saudável

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alice Sonntag Kuchenbecker
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Casca de pinus: solução para um jardim mais prático, bonito e saudável

A casca de pinheiro, também conhecida como casca de Pinus, é o resíduo proveniente da fabricação de móveis e tábuas de madeira da árvore Pinus, sendo usada em jardinagem em ambientes internos e externos. É uma opção para quem busca beleza e estilo junto ao verde do jardim e vasos de plantas. Mas, o que muitos não sabem é a importância dela para reduzir custo e trabalho de manutenção do jardim, além de garantir a saúde das plantas. A agrônoma paisagista Helena Schanzer, parceira da Tramontina quando o assunto é jardinagem, compartilhou algumas dicas sobre o uso do produto que acaba de chegar ao portfólio da marca.

Produto 100% natural, sem adição de corantes ou insumos químicos, a casca de pinus é muito usada como cobertura em vasos e canteiros e é uma opção mais barata se comparada ao uso de pedras. Pode ser utilizada junto às mais variadas espécies, como samambaias, violetas, árvores e plantas em geral. Além do acabamento estético, a casca de Pinus tem diversas funções ecológicas. Ela protege o solo da erosão, da compactação, das chuvas fortes e do calor do sol. Desta forma, incrementa a microvida do solo, mantendo o equilíbrio no local. Além disso, evita o crescimento de ervas daninhas, conserva a umidade e oferece às plantas uma boa proteção contra o frio. A casca de Pinus demora a se degradar, o que garante a manutenção da matéria orgânica (húmus) no solo a longo prazo.

A Tramontina lança 22 diferentes modelos entre cascas de pinus - polida e triturada - e substratos para completar sua linha de jardinagem e incentivar ainda mais essa atividade. Ecologicamente corretas e biodegradáveis, podem ser encontradas nos tamanhos Mini, P, M e G, nas versões 300g, 1kg, 5kg e 8kg.

“A casca de pinus polida é usada no acabamento de canteiros e vasos, enquanto a triturada é mais usada como substrato para a planta”, afirma Helena.

Além da casca de pinus, a marca oferece também o Substrato para plantas, que contém composto orgânico a base de casca de pinus compostada para uso em hortas, jardins e plantas em geral, o Mix para orquídeas, com casca de pinus - esterilizada ou não - e carvão vegetal e a Rosa do Deserto, substrato a base de casca de pinus triturada final, carvão vegetal e composto orgânico, enriquecida com agrominerais.

Sobre o uso dessas misturas de substratos, a agrônoma paisagista lembra que são usadas conforme a espécie a ser cultivada. Ou seja, nem sempre usamos cascas misturadas com o carvão, que tem o objetivo de manter a umidade do substrato. “Cascas misturadas com carvão e composto orgânico são substrato muito adequado para o plantio de plantas epífitas, que gostam de solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem, como no caso das orquídeas, samambaias, avencas e outras”, complementa Helena.

Existe tamanho e tipo ideal para cada espécie de planta?

Isso está relacionado ao objetivo e uso do produto. “Por exemplo, para vasos plantados com orquídeas, para usar como substrato, prefiro as cascas de tamanho médio a pequeno”, diz Helena. Agora, se o objetivo principal for o acabamento do vaso, a escolha do tamanho vai depender do tamanho do vaso. “Em canteiros, prefiro usar as cascas de tamanho grande”, comenta Helena.

Para uso de cascas maiores: grandes floreiras, canteiros internos e externos.

Para uso de cascas menores: para preencher pequenos vasos e cachepôs de flores e plantas, atuando como substrato de forma mais rápida que as cascas maiores que demoram para degradar


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo